Sumários
O texto académico
28 Março 2019, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Os diferentes tipos de textos académicos, com particular destaque para a dissertação e o relatório.
O texto académico
21 Março 2019, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Características gerais do texto académico enquanto texto científico.1.1. Rigor, reflexão crítica e objetividade. 1.2. O Público a que se destina o texto académico.
A coesão temporal
14 Março 2019, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Continuação da realização do exercício iniciado na sessão anterior.
2. A coesão temporal:
Identificação de diferentes formas linguísticas de exprimir a localização e a sequencialização temporal das situações.
A articulação entre tempos verbais como elemento de coesão textual.
A coesão temporal intrafrásica em construções com subordinação e com coordenação.
Observação de dados retirados de textos produzidos por alunos. Identificação de problemas de coesão temporal. Sugestões de correção.
Nota: No final desta aula, foi distribuída aos alunos uma ficha com exercícios de treino da matéria lecionada. Foram, também, recolhidas as traduções realizadas pelos alunos, que constituem a primeira parte do trabalho de avaliação.
A coesão estrutural
7 Março 2019, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Entrega dos textos produzidos na aula anterior. Reflexão sobre problemas de coesão textual identificados nos textos.
2. A coesão estrutural:
Coesão estrutural ao nível frásico/intrafrásico e ao nível interfrásico.
Tipos de conexões que podem estabelecer-se entre frases: conexões hipotáticas (associadas a contextos de subordinação, fundamentalmente adverbial) versus conexões paratáticas (associadas a contextos de coordenação, justaposição e parentéticas). Apresentação ilustrativa de diferentes valores hipotáticos e paratáticos.
Realização de um exercício: identificação de conexões hipotáticas e paratáticas; identificação dos nexos semânticos envolvidos nessas conexões; identificação de problemas de coesão estrutural.
Realização de exercícios práticos relacionados com coesão referencial
28 Fevereiro 2019, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Entrega dos exercícios sobre pontuação. Esclarecimento de algumas questões.
2. Realização de um exercício relacionado com a organização de cadeias referenciais, com os seguintes objetivos: (i) observação de dados; (ii) identificação de problemas; (iii) classificação dos problemas identificados; (iv) apresentação de sugestões de correção.
3. Realização de um exercício de escrita: produção de um texto de acordo com um conjunto de parâmetros indicado, com o objetivo de posterior identificação das cadeias referenciais e caracterização dos processos de retoma utilizados.