Sumários

O texto académico

28 Março 2019, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Os diferentes tipos de textos académicos, com particular destaque para a dissertação e o relatório.

2. A estrutura do texto académico. Observações sobre o título, o resumo, a introdução, a metodologia (quando aplicável), a descrição e discussão dos resultados, e a conclusão.
3. As referências bibliográficas. O exemplo das normas APA.
4. As citações.


O texto académico

21 Março 2019, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Características gerais do texto académico enquanto texto científico.1.1. Rigor, reflexão crítica e objetividade. 1.2. O Público a que se destina o texto académico. 

2, Requisitos de cientificidade,
3. Traços de texto expositivo-explicativo em texto académico.
4. Traços de texto argumentativo em texto académico.


A coesão temporal

14 Março 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Continuação da realização do exercício iniciado na sessão anterior.

2. A coesão temporal:

Identificação de diferentes formas linguísticas de exprimir a localização e a sequencialização temporal  das situações.

A articulação entre tempos verbais como elemento de coesão textual.

A coesão temporal intrafrásica em construções com subordinação e com coordenação.

Observação de dados retirados de textos produzidos por alunos. Identificação de problemas de coesão temporal. Sugestões de correção.

 

Nota: No final desta aula, foi distribuída aos alunos uma ficha com exercícios de treino da matéria lecionada. Foram, também, recolhidas as traduções realizadas pelos alunos, que constituem a primeira parte do trabalho de avaliação.


A coesão estrutural

7 Março 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Entrega dos textos produzidos na aula anterior. Reflexão sobre problemas de coesão textual identificados nos textos.

2. A coesão estrutural:

Coesão estrutural ao nível frásico/intrafrásico e ao nível interfrásico.

Tipos de conexões que podem estabelecer-se entre frases: conexões hipotáticas (associadas a contextos de subordinação, fundamentalmente adverbial) versus conexões paratáticas (associadas a contextos de coordenação, justaposição e parentéticas). Apresentação ilustrativa de diferentes valores hipotáticos e paratáticos.

Realização de um exercício: identificação de conexões hipotáticas e paratáticas; identificação dos nexos semânticos envolvidos nessas conexões; identificação de problemas de coesão estrutural.


Realização de exercícios práticos relacionados com coesão referencial

28 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Entrega dos exercícios sobre pontuação. Esclarecimento de algumas questões.

2. Realização de um exercício relacionado com a organização de cadeias referenciais, com os seguintes objetivos: (i) observação de dados; (ii) identificação de problemas; (iii) classificação dos problemas identificados; (iv) apresentação de sugestões de correção.

3. Realização de um exercício de escrita: produção de um texto de acordo com um conjunto de parâmetros indicado, com o objetivo de posterior identificação das cadeias referenciais e caracterização dos processos de retoma utilizados.