Sumários

A coesão referencial (continuação)

21 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A coesão referencial (continuação):

Princípios de distribuição das expressões referenciais: (i) relação entre a estrutura do texto e os processos de retoma do referente; (ii) a questão da proeminência do referente; (iii) aspetos pragmáticos que interferem na escolha das expressões referenciais (estratégias de reconhecimento vs. estratégias de minimização).

Condições que regulam a identificação do referente de expressões dependentes: (i) condições discursivas ou pragmáticas (inferências, conhecimento do mundo); (ii) condições gramaticais  (distribuição do sujeito nulo vs. sujeito realizado em estruturas sintáticas específicas).

Observação de dados em que ocorrem diferentes tipos de problemas relacionados com a construção das cadeias referenciais: (i) casos em que a opção por um sujeito nulo impede o reconhecimento do referente pretendido; (ii) casos em que a estratégia da minimização não é respeitada; (iii) casos em que o sujeito foi realizado por uma expressão referencial com realização lexical inadequada.


Textualidade e coesão textual. Coesão referencial

14 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. As regras de uso da vírgula (continuação). Solicitação de um exercício a realizar em casa, relacionado com pontuação.

2. Textualidade e coesão textual:

Parâmetros de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, intertextualidade.

A coesão textual – distinção entre: coesão referencial, coesão temporal e coesão estrutural.

A coesão referencial: (a) definição dos conceitos de referência, expressão referencial e cadeia referencial; (b) tipos de expressões referenciais; (c) princípios de construção de cadeias referenciais: expressões linguísticas que permitem a apresentação de entidades; expressões linguísticas usadas para retomar as entidades apresentadas; processos de retoma do referente.


A relação entre a pontuação e a sintaxe, a semântica e a prosódia (continuação). Os usos da vírgula

7 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A relação entre a pontuação e a sintaxe, a semântica e a prosódia (continuação).

Pontuação e gramaticalidade: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) determina a gramaticalidade das frases.

Pontuação e interpretação: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases.

As regras de uso da vírgula. Observação e análise de dados ilustrativos da sua aplicação.


Apresentação da unidade curricular. Reflexão sobre a pontuação e a sua relação com aspetos sintáticos, semânticos e prosódicos

31 Janeiro 2019, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1.  Apresentação dos objetivos e do conteúdo programático do seminário.

2. Considerações acerca do funcionamento das aulas. Apresentação do método de avaliação - O seminário será avaliado com base nos seguintes elementos: (i) um trabalho individual de aplicação dos conhecimentos adquiridos à área da tradução (que deverá ser entregue no dia 23 de maio, na sala Lindley Cintra, entre as 14h e as 16h), 60%; (ii) 4 exercícios práticos realizados durante o semestre, 30%; (iii) participação relevante nas aulas, 10%. O trabalho referido em (i) será constituído pela tradução de um texto com cerca de 2000 palavras - que deverá ser entregue no dia 14 de março - e por uma reflexão sobre questões de tradução (cada uma destas partes do trabalho contribuirá, respetivamente, com 60% e 40% para a nota obtida neste elemento de avaliação). A escolha do texto a traduzir deverá ser previamente submetida à aprovação das docentes. A não entrega da tradução na data referida inviabilizará a realização do trabalho, o que impedirá a avaliação do aluno.

3. Primeira reflexão sobre a relação entre a pontuação e aspetos de natureza sintática, semântica e prosódica.