Sumários
Realização do quarto exercício de avaliação
29 Abril 2024, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Observação conjunta de três textos, com o objetivo de identificar e caracterizar elementos de coesão textual a nível estrutural, referencial e temporal.
2. Realização do quarto exercício de avaliação formal.
Coesão textual
22 Abril 2024, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
A coesão como um parâmetro de textualidade.
Tipos de coesão textual: coesão lexical, coesão estrutural (a nível intra e interfrásico), coesão referencial e coesão temporal. Caracterização de cada um destes tipos de coesão, apresentação de conceitos e termos com eles relacionados, observação de exemplos ilustrativos.
Realização do terceiro exercício de avaliação
15 Abril 2024, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Comentário sobre alguns problemas identificados nos exercícios de treino realizados pelos alunos (recensão crítica e resumos).
2. Observação conjunta de um texto, com vista à realização das seguintes tarefas: (i) sugestão de um título adequado ao texto; (ii) indicação de 4 palavras-chave adequadas ao texto.
3. Realização do terceiro exercício de avaliação formal.
Resumos
8 Abril 2024, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Apresentação oral, pelos alunos, da recensão produzida na aula anterior, em 5 minutos.
2. Resumos:
2.1. Características gerais e relação com questões de intertextualidade.
2.2 Tipos de resumos: (i) resumos incluídos em textos maiores versus resumos autónomos; (ii) tarefas necessárias para resumir; (iii) seleção de palavras-chave.
2.3. Observação de exemplos de diferentes tipos de resumos.
Nota: No final da aula, foi indicado aos alunos um exercício de treino de elaboração de dois resumos com diferente extensão (nomeadamente, 100 e 200 palavras, respetivamente). Foi indicado que este exercício deveria ser enviado por email à docente até ao dia 12 de abril.
Aula prática – Realização de um exercício de treino de produção de uma recensão crítica
1 Abril 2024, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Aula prática – Realização de um exercício de treino de produção de uma recensão crítica, compreendendo as seguintes etapas:
1. Leitura atenta de um texto distribuído na aula.
2. Produção, em pares, de uma recensão crítica do referido texto, de acordo com os seguintes parâmetros: (i) na recensão, devem ser identificáveis as seguintes componentes: apresentação do texto alvo, comentário crítico, breve conclusão; (ii) a recensão de ter entre 600 e 700 palavras.