Sumários

Coesão referencial (continuação): processos de retoma do referente e construção de cadeias referenciais

5 Março 2020, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A coesão referencial (continuação):

1. Processos de retoma do referente: apresentação dos diferentes processos; realização de um exercício de identificação de cadeias referenciais e de caracterização dos processos de retoma utilizados.

2. Princípios de distribuição das expressões referenciais: (i) relação entre a estrutura do texto e os processos de retoma do referente; (ii) a questão da proeminência do referente; (iii) aspetos pragmáticos que interferem na escolha das expressões referenciais (estratégias de reconhecimento vs. estratégias de minimização).

3. Condições que regulam a identificação do referente de expressões dependentes – o caso particular do sujeito nulo/realizado: a interferência de condições discursivas ou pragmáticas (inferências, conhecimento do mundo).


Questões de concordância (continuação). Coesão textual: o caso particular da coesão referencial

27 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Construções em que são frequentes dúvidas/problemas de concordância (continuação): (i) frases com sujeitos que incluem nomes que denotam entidades grupais; (ii) frases com sujeitos que incluem expressões quantitativas (que indicam quantidades absolutas ou relativas, que incluem a expressão partitiva um(a) de, ou que integram expressões de percentagem).

2. Textualidade e coesão textual:

2.1. Parâmetros de textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, intertextualidade.

2.2. A coesão textual – distinção entre: coesão referencial, coesão temporal e coesão estrutural. A coesão referencial: (a) definição dos conceitos de referência, expressão referencial e cadeia referencial; (b) tipos de expressões referenciais; (c) princípios de construção de cadeias referenciais: expressões linguísticas que permitem a apresentação de entidades; expressões linguísticas usadas para retomar as entidades apresentadas.


Questões de concordância. Realização de exercício para avaliação

20 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. A concordância como uma área crítica do português. O sujeito como controlador da concordância verbal. Construções em que são frequentes dúvidas/problemas de concordância: (i) frases com verbos impessoais (com especial atenção para o verbo haver e o verbo que entra na construção tratar-se de); (ii) frases com o sujeito a gente (usado em registo informal ou em variedades não padrão do português); (iii) frases com sujeitos pospostos; (iv) frases identificacionais/equativas (revisão de formas de identificação do sujeito).

2. Realização de um exercício para avaliação, compreendendo as seguintes tarefas: 1ª – produção de um texto; 2ª – com base no texto produzido, realização de um exercício de justificação do uso de vírgulas.


A pontuação na frase - regras de uso da vírgula

13 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A pontuação na frase:

1. A relação entre a pontuação e a sintaxe, a semântica e a prosódia. Pontuação, gramaticalidade e aceitabilidade: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) interfere na gramaticalidade ou aceitabilidade das frases.  Pontuação e interpretação: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases.

2. As regras de uso da vírgula. Observação e análise de dados ilustrativos da sua aplicação.

3. Realização de um exercício relacionado com pontuação.


Exercício de revisão de texto - Reflexão sobre aspetos relacionados com a escrita

6 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Continuação da realização do exercício de revisão de texto. Observação de dados de escrita, identificação de problemas e sugestões de correção. Revisão, a partir dos dados, de aspetos relacionados com: frases com verbos impessoais; posição dos clíticos; concordância; pontuação; distinção entre orações relativas restritivas e explicativas/apositivas.