Sumários

Revisão de aspetos gramaticais. Textualização de texto expositivo-argumentativo

11 Dezembro 2024, 09:30 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Revisão de aspetos gramaticais: a) ausência de contração da preposição com determinante em orações infinitivas; b) falsas esdrúxulas; c) concordância gramatical e semântica em expressões como "a maior parte das pessoas/mais de metade dos falantes"; d) uso e colocação de pronomes de complemento (próclise e ênclise).  

Textualização: atividade de escrita, em pequenos grupos, de um texto expositivo-argumentativo sobre o recurso à inteligência artificial na produção escrita. A textualização tem por base dois artigos disponibilizados no e-learning, havendo indicações específicas para o uso de uma citação direta e indireta. Entrega facultativa. 


Entrega e correção do teste 1

11 Dezembro 2024, 08:00 Nélia Alexandre

Entrega e correção do teste 1:

comentário individual a cada produção textual dos alunos presentes.


Protótipo textual argumentativo.

10 Dezembro 2024, 17:00 Ernestina Carrilho

Sequências textuais. Caracterização do protótipo de sequência argumentativa - operações discursivas fundamentais na argumentação, tipos de premissas e tipos de argumentos. Materiais de apoio e trabalho para casa no Moodle.


Entrega dos textos argumentativos produzidos em casa, com a respetiva avaliação e comentários.

10 Dezembro 2024, 11:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Apreciação global dos textos e recomendações gerais.

Continuação da correção do Exercício 4. Revisão dos seguintes conteúdos gramaticais:

- orações relativas não canónicas cortadoras e com pronome de retoma;

- (não) contração de preposições com artigos e orações infinitivas;

- mesóclise obrigatória;

- vírgulas obrigatórias;

- verbos impessoais;

- regência (verbal e nominal);

- orações concessivas e modo cojuntivo;

- uso do pronome relativo "onde";

- dequeísmo.


Identificação e correção de erros. Planeamento de um texto expositivo-argumentativo

9 Dezembro 2024, 14:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Continuação da correção de exercícios de identificação e correção de erros em produções autênticas dos estudantes (frases extraídas dos textos produzidos no teste intermédio). A ficha está disponível no e-learning (exercícios de treino II). 
Seleção e organização de informação. Planeamento, em pequenos grupos, de um texto expositivo-argumentativo sobre a produção escrita através da inteligência artificial, tendo por base dois artigos disponibilizados no e-learning.