1. Designação da unidade curricular [PT]
Produção do Português Escrito
2. Name of the Course Unit [EN]
Written Portuguese Production
3. Código da UC | Course Unit Code
85346
4. Créditos ECTS | ECTS credits
6 ECTS
5. Horas de trabalho | Work Hours
168h (6 ECTS)
6. Ciclo de estudos | Level
Licenciatura | BA
7. Ano lectivo e semestre | Academic year and Semester
2024-2025 / 2nd Semester
10. TP / Class
TP8
11. Conteúdos programáticos (PT)
1. Especificidades da língua escrita. 2. O processo de escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologias e géneros textuais. 4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).
12. Program contents (EN)
1. Specific properties of writing. 2. The writing process: planning, composition, reviewing, re- writing, edition. 3. Text typology and textual practice: presentation/explanation, argumentation. 4. Common problems in Portuguese written texts (lexicon, syntax, punctuation, orthography).
13. Avaliação [PT]
A avaliação é baseada nos seguintes elementos de avaliação (obrigatórios):
- exercício escrito intermédio (40%) -- 09-04-2025
- exercício escrito final (50%) -- 14-05-2025
- participação relevante em aula (10%)
14. Assessment [EN]
Assessment will be based on the following (mandatory) elements:
- midterm exam (40%) -- 09-04-2025
- final exam (50%) -- 14-05-2025
- relevant participation in class / homework (10%)
15. Bibliografia de consulta/existência obrigatória | Bibliography required for reference/mandatory
Bergström, M., & Neves Reis. (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50a edição. Lisboa: Ed. Notícias.
Hamp-Lyons L., & Heasley, B. (2006). Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.
Mateus, M. H. M., Brito, A-M., Duarte, I., & Hub Faria, I. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J., & Móia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., Bacelar do Nascimento, M. F., Coelho da Mota, M. A., Segura, L., & Mendes, A. (Eds.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
16. Pré-Requisitos (PT)
Esta unidade curricular destina-se a alunos falantes nativos do português ou alunos falantes não nativos mas com conhecimentos avançados nesta língua.
17. Requirements (EN)
This curricular unit is designed for native speakers of Portuguese or foreign students that are advanced speakers of Portuguese.