Sumários

Áreas críticas da língua portuguesa: orações relativas

7 Maio 2025, 14:00 RITA NAZARÉ SANTOS

As orações relativas

Relativas com antecedente e sem antecedente expresso.

Constituintes relativos e seus usos adequados. 

Problemas frequentes na produção escrita de orações relativas (estratégias de relativização: orações relativas cortadoras e resuntivas; usos não padrão de relativas de 'onde' e de 'cujo', entre outros).

Exercício de identificação e correção de problemas em orações relativas.

Leitura recomendada: Peres, João & Telmo Móia (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa, cap. 5, pp. 273-374. Lisboa: Caminho.


Aula 22

7 Maio 2025, 09:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Questões de concordância verbal e nominal.
Casos problemáticos de concordância e concordâncias não-canónicas.


Realização de um exercício de treino de escrita de um texto argumentativo

6 Maio 2025, 17:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Realização de um exercício de treino de escrita de um texto argumentativo.


Texto argumentatito: observação de modelo (2)

6 Maio 2025, 09:30 Ana Lúcia Santos

Observação de um artigo de opinião que se centra sobretudo na contra-argumentação. Reflexão sobre o uso do parágrafo e sobre organização da informação. Comparação global deste texto com o texto observado na aula anterior, quer no que diz respeito a estratégias argumentativas, quer no que diz respeito ao registo escolhido.


Ainda a propósito da reflexão sobre o texto discutido na aula anterior, consideraram-se questões de concordância no português.


Texto argumentativo: observação de modelo

5 Maio 2025, 17:00 Ana Lúcia Santos

Continuação do exercício iniciado na aula anterior. 

Observação e discussão de um artigo de opinião publicado em jornal de circulação nacional para identificação de características do género e, ainda, para iniciar a construção de conhecimento sobre a grande amplitude de variação que o género permite. Identificação, no texto, de tese, argumentos e momentos de contra-argumentação. Reflexão sobre o uso do parágrafo e sobre estratégias de organização da informação.