Sumários

Apresentação

19 Setembro 2016, 16:00 Anabela Proença Gonçalves

Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos programáticos e bibliografia geral.Critérios de avaliação.

Aplicação de um inquérito aos estudantes para reflexão sobre a sua competência de escrita e para diagnóstico das expetativas dos mesmos relativamente à unidade curricular.

PROGRAMA:

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita.

2. O processo de escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição.

3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.

Transversalmente a estes tópicos, e respondendo a dificuldades comuns de escrita e / ou identificadas nos textos dos alunos, será feita uma reflexão conjunta sobre coesão textual, pontuação (em articulação com análise sintática), sintaxe, escolhas lexicais e ortografia.


AVALIAÇÃO: 

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:

. Portefólio contendo quatro textos avaliados previamente pela docente –  50%

. Teste escrito final  –  40% (data do teste: os alunos poderão escolher entre 9 de janeiro de 2017, das 16h às 18h), e 10 de janeiro de 2017, das 10h às 12h)

. Realização de trabalhos práticos em aula – 10%


HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS:

2.ª feira e 4.ª feira, das 12h às 16h, Gabinete 1 


Apresentação geral. Informações.

19 Setembro 2016, 14:00 Ernestina Carrilho

Apresentação do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação (disponíveis em: sites.google.com/a/campus.ul.pt/ppe_6). Informações gerais sobre o funcionamento das aulas e das estruturas de apoio ao estudo.
A classificação final resulta de avaliação contínua e é obtida pela média ponderada das classificações dos seguintes elementos de avaliação: portefólio de escrita, nas condições indicadas nos documentos de apoio relevantes (50%); teste escrito final (40%); realização de trabalhos práticos em aula (10%). 


Apresentação

19 Setembro 2016, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Conteúdos programáticos

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.

Objetivos da disciplina

Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Introduzir os alunos na problemática da escrita.2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos

textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita. No final, os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar as propriedades da escrita. 2. Usar os procedimentos relevantes para a escrita controlada. 3. Reconhecer a estrutura e o registo linguístico adequados à escrita de textos de diferentes tipos. 4. Autoavaliar as suas produções escritas com o objetivo de as melhorar.

Metodologias de ensino  e avaliação

As aulas são teórico-práticas, privilegiando-se: (i) a exposição de conteúdos por parte do docente; (ii) a discussão de textos sobre os conteúdos programáticos; (iii) a escrita de textos e a reflexão sobre os problemas identificados nesses textos; (iv) a revisão de textos autênticos (incluindo as produções dos alunos).A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: 1 portefólio contendo 4 textos avaliados previamente pelo docente (50%), 1 teste escrito final (40%), realização de trabalhos práticos em aula 10%).