Sumários

A aula não foi lecionada - a docente participou numa conferência

22 Setembro 2022, 14:00 Ana Lúcia Santos


Os alunos desenvolveram trabalho autónomo, com base num guião de observação de um texto em que predominam as sequências explicativas (texto expositivo).

A escrita como um processo (continuação)

22 Setembro 2022, 11:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo


1. O planeamento do texto (continuação):

1.1. Estratégias de organização da informação: conjuntos de tópicos organizados; redes semânticas. Observação conjunta de alguns exemplos de planos construídos através destas duas estratégias.

1.2. O microplaneamento: escolhas lexicais e gramaticais realizadas em função das características associadas ao texto planeado.

2. A textualização. Propriedades de textualidade: coerência, coesão e adequação do texto.

Aula não foi lecionada - A docente participou numa conferência

22 Setembro 2022, 09:30 Ana Lúcia Santos


Os alunos desenvolveram trabalho autónomo, com base num guião de observação de um texto em que predominam as sequências explicativas (texto expositivo).

Especificidades da escrita

21 Setembro 2022, 14:00 Paula Luegi


Relação entre oralidade (primária) e escrita (secundária);

. Níveis de formalidade na escrita e na oralidade;
Propriedades linguísticas características da oralidade e da escrita: aspetos gramaticais, uso de conectores, clareza do texto;
. Ambiguidade na escrita: lexical e estrutural. A ambiguidade em diferentes contextos.

Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita

21 Setembro 2022, 12:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Escrita versus oralidade: a escrita como resultado de aprendizagem formal.
Especificidades da escrita: natureza regulamentável, possibilidade de planeamento, grau de formalidade, aspetos gramaticais.