Sumários

Correção do teste intermédio (cont.)

25 Novembro 2022, 08:00 Nélia Alexandre


Correção do teste intermédio (continuação) - parte I: revisão de texto (escolhas lexicais e concordâncias)

Treino de revisão de texto

24 Novembro 2022, 17:00 Ana Lúcia Santos


Exercícios de revisão de excertos de textos de imprensa que apresentam problemas variados (os alunos prepararam antecipadamente os exercícios).

Enumerações

24 Novembro 2022, 15:30 Hugo Canelas Cardoso


- Correção do trabalho de casa.

- Coordenação e enumerações (sistematização e correção de problemas).

Observação de texto argumentativo: a contra-argumentação

24 Novembro 2022, 14:00 Ana Lúcia Santos


(Continuação da aula anterior) Análise de um texto argumentativo em que a contra-argumentação é central: observação de diferentes estratégias de contra-argumentação. Observação de outros parâmetros que determinam a natureza do texto e que decorrem do enquadramento desse texto num género específico: escolhas lexicais, incluindo escolha de marcadores discursivos, que resultam da adoção de um tom de maior informalidade; recurso ao humor e à ironia. 


Início do trabalho sobre padrões de colocação de pronomes clíticos em português europeu:
1. Observação de problemas em excertos de textos escritos por alunos da turma;
2. Sistematização dos principais padrões e contextos de colocação de clíticos em português europeu: a ênclise como padrão de colocação por defeito em português europeu; principais contextos de próclise; a mesóclise com futuro e condicional.

O texto argumentativo

24 Novembro 2022, 11:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo


Apresentação das características principais dos textos argumentativos, tendo em conta, fundamentalmente, os seguintes aspetos: (i) função do texto; (ii) características de organização; (iii) características gramaticais. Construção de argumentos e estratégias de argumentação.

Nota: Foi marcada com os alunos a realização de um exercício de treino de produção de um texto argumentativo (artigo de opinião). Foi combinado que os textos produzidos seriam enviados por email até ao dia 28 de novembro.