1. 1º ciclo

  2. ECTS: 6 ECTS

  3. 2º Semestre

  4. Docente: Helena Moniz

  5. Língua de Ensino: português

  6. Programa:

Objetivos

1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita. 

2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 

3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais. 

4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de publicações).

Conteúdos

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 

2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 

3. Tipologias e géneros textuais. 

4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).

Nota: Esta unidade curricular destina-se a alunos falantes nativos do português ou alunos estrangeiros com conhecimentos avançados nesta língua.

  1. Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios: 

          - 1 exercício de escrita presencial (20%) 

- 1 teste intermédio (25%)

          - 1 teste escrito final (45%)

          - participação relevante em aula (10%)


  1. Bibliografia:

Bergström, M., e Neves Reis. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias, 2011.

Hamp-Lyons L., e B. Heasley. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP, 2006. 

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 2003. 

Peres, J., e T. Móia. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1995.

Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, e A. Mendes, eds. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.