Sumários

Apresentação do programa da UC

26 Janeiro 2021, 15:30 Nélia Alexandre

Apresentação do programa da UC:

(i) elementos de avaliação:

   - 1 exercício escrito intermédio (35%) – a realizar-se presencialmente dia 9/3/2021

   - 1 exercício escrito final (50%) – parte I realizada presencialmente a 4/5/2021 e parte II a 11/5/2021

   - Qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas (15%)

 

Caso a avaliação não possa ser feita presencialmente, algumas das componentes dos exercícios escritos podem ser substituídas por avaliação oral, em videoconferência.

Os textos e exercícios realizados no âmbito da avaliação contínua devem ser colocados pelos alunos na pasta do Google Drive criada para o efeito:

“PPE_2020-2021_TP10-Exercícios”

Indicação da página da UC:

https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/ppe_tp10_a_b_s2/

Links recorrentes para aulas Zoom:

TP10A:

Entrar na reunião Zoom

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84220449063?pwd=SEgycTJWaC9UTWFQUCsrVDNRYm9Sdz09

ID da reunião: 842 2044 9063

Senha de acesso: 125001

 

TP10B:

Entrar na reunião Zoom

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82368664248?pwd=aHZOZHUrSzlHQjFKYlQrSGlsWlJXUT09

ID da reunião: 823 6866 4248

Senha de acesso: 161444

 

TP10:

Entrar na reunião Zoom

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83896665520?pwd=emFaWXdacHNMYk9CZGNNbEQxSEpBZz09

ID da reunião: 838 9666 5520

Senha de acesso: 193710

 

Apresentação dos critérios de correção dos textos


Apresentação da cadeira

26 Janeiro 2021, 09:30 Fernando Jorge da Costa de Brissos

Introdução à disciplina de Produção do Português Escrito: procedimentos a seguir, programa, calendário, bibliografia, avaliação, objetivos de aprendizagem.


Apresentação dos alunos e da professora. Leitura comentada da unidade curricular. Calendarização dos elementos de avaliação.

25 Janeiro 2021, 15:30 Helena Gorete Silva Moniz

Apresentação dos alunos e da professora. Leitura comentada da unidade curricular. Calendarização dos elementos de avaliação.

Objetivos

1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de produção).


Conteúdos: 

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologias e géneros textuais. 4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).


Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios:
-- exercício escrito intermédio (incluindo um exercício de escrita de texto expositivo e exercícios centrados na identificação e explicitação de problemas de escrita) (35%) -- exercício escrito final (50%)

-- qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas (15%)

Caso a avaliação não possa ser feita presencialmente, algumas das componentes dos exercícios escritos podem ser substituídas por avaliação oral, em videoconferência.

Elements de avaliação:

1º teste: 22-03-2021

2º teste: 03-05-2021

As aulas de tutorias serão agendadas por email e sempre que os alunos pretenderem.


Bibliografia:

Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50a edição. Lisboa: Ed. Notícias.
Hamp-Lyons L., e B. Heasley. 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J., e T. Móia. 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, e A. Mendes, eds. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.



Apresentação dos alunos e da professora. Leitura comentada da unidade curricular. Calendarização dos elementos de avaliação.

25 Janeiro 2021, 14:00 Helena Gorete Silva Moniz

Apresentação dos alunos e da professora. Leitura comentada da unidade curricular. Calendarização dos elementos de avaliação.

Objetivos

1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de produção).


Conteúdos: 

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologias e géneros textuais. 4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).


Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios:
-- exercício escrito intermédio (incluindo um exercício de escrita de texto expositivo e exercícios centrados na identificação e explicitação de problemas de escrita) (35%) -- exercício escrito final (50%)

-- qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas (15%)

Caso a avaliação não possa ser feita presencialmente, algumas das componentes dos exercícios escritos podem ser substituídas por avaliação oral, em videoconferência.

Elements de avaliação:

1º teste: 22-03-2021

2º teste: 03-05-2021

As aulas de tutorias serão agendadas por email e sempre que os alunos pretenderem.


Bibliografia:

Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50a edição. Lisboa: Ed. Notícias.
Hamp-Lyons L., e B. Heasley. 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J., e T. Móia. 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, e A. Mendes, eds. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.