Sumários

Correção do exercício de diagnóstico

22 Fevereiro 2017, 16:00 Nélia Alexandre

Correção do exercício de diagnóstico

Correção do exercício de diagnóstico, destacando principais áreas críticas detetadas (pontuação, acentuação, relativas e colocação de pronomes clíticos).


Aula introdutória. Apresentação do programa da disciplina e avaliação de diagnóstico.

22 Fevereiro 2017, 12:00 Helena Gorete Silva Moniz

Aula introdutória. Apresentação do programa da disciplina e avaliação de diagnóstico.Teste final agendado para dia 8 de junho de 2017.

1.Nome da unidade curricular

Produção do Português Escrito

 

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável e respetivas horas de contacto na unidade curricular

Helena Moniz (monizhelena3@gmail.com)

 

4.Coordenadora da licenciatura

Madalena Colaço

 

5.Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Introduzir os alunos na problemática da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita.

No final, os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar as propriedades da escrita. 2. Usar os procedimentos relevantes para a escrita controlada. 3. Reconhecer a estrutura e o registo linguístico adequados à escrita de textos de diferentes tipos. 4. Autoavaliar as suas produções escritas com o objetivo de as melhorar.

 

6.Conteúdos programáticos

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo objetivo central desta unidade curricular a produção de textos escritos, o primeiro conteúdo programático introduz os estudantes na problemática da escrita, permitindo-lhes reconhecer as propriedades específicas da mesma.  O segundo conteúdo programático permite desenvolver o domínio das diferentes etapas na escrita de textos, com dois objetivos: criar hábitos de escrita controlada; desenvolver competências de autoavaliação e aperfeiçoamento dos textos escritos. É dada particular relevância à pontuação, à seleção e adequação lexical e à escolha das estruturas sintáticas adequadas ao texto escrito. No terceiro conteúdo programático, apresenta-se as propriedades macro e microestruturais de textos de diferentes tipos, o que permite que os alunos identifiquem a unidade ‘texto’ e reconheçam a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas são teórico-práticas, privilegiando-se: (i) a exposição de conteúdos por parte do docente; (ii) a discussão de textos sobre os conteúdos programáticos; (iii) a escrita de textos e a reflexão sobre os problemas identificados nesses textos; (iv) a revisão de textos autênticos (incluindo as produções dos alunos).

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: 1 portefólio contendo 4 textos avaliados previamente pelo docente (50%), 1 teste escrito final (40%), realização de trabalhos práticos em aula (10%).

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Dado que o objetivo principal desta unidade curricular consiste em melhorar capacidades de escrita, privilegia-se a produção de textos escritos. Desta forma, são fornecidas aos estudantes as ferramentas necessárias para identificar propriedades específicas da escrita e para produzir os seus próprios textos.

Os estudantes são treinados para selecionar e organizar a informação que lhes permite escrever textos coerentes e coesos de diferentes tipos. Dos vários textos produzidos, os estudantes escolhem quatro textos para incluir no portefólio. Tais textos são corrigidos previamente pelo docente, o que permite que os estudantes tomem consciência dos erros produzidos; uma segunda versão do texto é então preparada, tendo em conta as correções sugeridas pelo docente, no sentido de corrigir as falhas da primeira versão. Esta metodologia permite desenvolver no estudante a capacidade de autoavaliação, um dos objetivos centrais da unidade curricular.

O trabalho prático realizado em aula tem como objetivo principal ilustrar a importância de dominar (i) diferentes técnicas de escrita e (ii) as diferentes etapas do processo de escrita. O teste final avalia a capacidade de identificar e corrigir erros em produções escritas, bem como de conceber um texto; este último aspeto requer, obviamente, a capacidade de selecionar e organizar a informação, e de estruturar essa informação num texto coeso e coerente.

 

10.Bibliografia

Álvarez, A. I. 2005. Escribir en Español: La Creación del Texto Escrito; Composición y Uso de Modelos de Texto. Oviedo: Nobel & Ediuno.

Bassols, M. & A. Torrent. 1996. Modelos Textuales: Teoría y Prática. Barcelona: Eumo & Octaedro.

Bergström, M. & Neves Reis 1999. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 37ª edição. Lisboa: Ed. Notícias.  

Carter, R., A. Goddard, D. Reah, K. Sanger & M. Bowring 2001. Working with Texts. London / NY: Routledge.

Costa, A., S. Vasconcelos, V. Sousa 2010. Muitas Ideias, um Mar de Palavras. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Cunha, C. & L. Cintra 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.

Hamp-Lyons, L. & B. Heasley 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J. e T. Móia 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E., F. Bacelar, A. Mota, L. Segura, A. Mendes, G. Vicente & R. Veloso 2013. Gramática do Português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

11.Tempo de atendimento de alunos

2 horas por semana em horário a combinar.


Introdução à problemática de escrita

21 Fevereiro 2017, 16:00 Luís Graça

Escrita em contexto académico.

Anexo aos slides [pdf].
Texto para a próxima aula [pdf].


Introdução à problemática de escrita

21 Fevereiro 2017, 14:00 Luís Graça

Escrita em contexto académico.

Anexo aos slides [pdf].
Texto para a próxima aula [pdf].


Correção de exercício de revisão de texto

21 Fevereiro 2017, 12:00 Ana Lúcia Santos

Levantamento dos principais problemas de escrita dos alunos, com base na análise das respostas dadas aos questionários preenchidos nas aulas anteriores.


Correção do exercício de revisão de texto realizado na primeira aula.

Entrega aos alunos dos textos que escreveram na aula anterior, anotados com recurso a um código de correção apresentado nesta aula.