Aula introdutória. Apresentação do programa da disciplina e avaliação de diagnóstico.

22 Fevereiro 2017, 12:00 Helena Gorete Silva Moniz

Aula introdutória. Apresentação do programa da disciplina e avaliação de diagnóstico.Teste final agendado para dia 8 de junho de 2017.

1.Nome da unidade curricular

Produção do Português Escrito

 

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável e respetivas horas de contacto na unidade curricular

Helena Moniz (monizhelena3@gmail.com)

 

4.Coordenadora da licenciatura

Madalena Colaço

 

5.Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Introduzir os alunos na problemática da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita.

No final, os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar as propriedades da escrita. 2. Usar os procedimentos relevantes para a escrita controlada. 3. Reconhecer a estrutura e o registo linguístico adequados à escrita de textos de diferentes tipos. 4. Autoavaliar as suas produções escritas com o objetivo de as melhorar.

 

6.Conteúdos programáticos

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo objetivo central desta unidade curricular a produção de textos escritos, o primeiro conteúdo programático introduz os estudantes na problemática da escrita, permitindo-lhes reconhecer as propriedades específicas da mesma.  O segundo conteúdo programático permite desenvolver o domínio das diferentes etapas na escrita de textos, com dois objetivos: criar hábitos de escrita controlada; desenvolver competências de autoavaliação e aperfeiçoamento dos textos escritos. É dada particular relevância à pontuação, à seleção e adequação lexical e à escolha das estruturas sintáticas adequadas ao texto escrito. No terceiro conteúdo programático, apresenta-se as propriedades macro e microestruturais de textos de diferentes tipos, o que permite que os alunos identifiquem a unidade ‘texto’ e reconheçam a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas são teórico-práticas, privilegiando-se: (i) a exposição de conteúdos por parte do docente; (ii) a discussão de textos sobre os conteúdos programáticos; (iii) a escrita de textos e a reflexão sobre os problemas identificados nesses textos; (iv) a revisão de textos autênticos (incluindo as produções dos alunos).

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: 1 portefólio contendo 4 textos avaliados previamente pelo docente (50%), 1 teste escrito final (40%), realização de trabalhos práticos em aula (10%).

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Dado que o objetivo principal desta unidade curricular consiste em melhorar capacidades de escrita, privilegia-se a produção de textos escritos. Desta forma, são fornecidas aos estudantes as ferramentas necessárias para identificar propriedades específicas da escrita e para produzir os seus próprios textos.

Os estudantes são treinados para selecionar e organizar a informação que lhes permite escrever textos coerentes e coesos de diferentes tipos. Dos vários textos produzidos, os estudantes escolhem quatro textos para incluir no portefólio. Tais textos são corrigidos previamente pelo docente, o que permite que os estudantes tomem consciência dos erros produzidos; uma segunda versão do texto é então preparada, tendo em conta as correções sugeridas pelo docente, no sentido de corrigir as falhas da primeira versão. Esta metodologia permite desenvolver no estudante a capacidade de autoavaliação, um dos objetivos centrais da unidade curricular.

O trabalho prático realizado em aula tem como objetivo principal ilustrar a importância de dominar (i) diferentes técnicas de escrita e (ii) as diferentes etapas do processo de escrita. O teste final avalia a capacidade de identificar e corrigir erros em produções escritas, bem como de conceber um texto; este último aspeto requer, obviamente, a capacidade de selecionar e organizar a informação, e de estruturar essa informação num texto coeso e coerente.

 

10.Bibliografia

Álvarez, A. I. 2005. Escribir en Español: La Creación del Texto Escrito; Composición y Uso de Modelos de Texto. Oviedo: Nobel & Ediuno.

Bassols, M. & A. Torrent. 1996. Modelos Textuales: Teoría y Prática. Barcelona: Eumo & Octaedro.

Bergström, M. & Neves Reis 1999. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 37ª edição. Lisboa: Ed. Notícias.  

Carter, R., A. Goddard, D. Reah, K. Sanger & M. Bowring 2001. Working with Texts. London / NY: Routledge.

Costa, A., S. Vasconcelos, V. Sousa 2010. Muitas Ideias, um Mar de Palavras. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Cunha, C. & L. Cintra 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.

Hamp-Lyons, L. & B. Heasley 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J. e T. Móia 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E., F. Bacelar, A. Mota, L. Segura, A. Mendes, G. Vicente & R. Veloso 2013. Gramática do Português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

11.Tempo de atendimento de alunos

2 horas por semana em horário a combinar.