Sumários

Análise de outra farpa de Eça de Queirós (de 1872): a dimensão formadora e pedagógica do discurso cronístico. Da dispositio aos recursos textuais: enquadramento e efeitos.

15 Outubro 2019, 16:00 Annabela Rita

 Análise de outra farpa de Eça de Queirós (de 1872): a dimensão formadora e pedagógica do discurso cronístico. Da dispositio aos recursos textuais: enquadramento e efeitos.


Textos em confronto: o valor das escolhas.

14 Outubro 2019, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Retoma do trabalho da aula anterior: comentário e comparação de "Ouvir" e "Árvores com história", crónicas de Manuel António Pina.

As figuras da enumeração e da acumulação. 
O trabalho da descrição. 
O conceito de intertextualidade; aspectos da prática da citação.
Identificação de características dos dois textos; razões para uma preferência.
"O amor da Índia", por Paulo Varela Gomes: a manifestação/revelação de um ponto de vista.

N.B.: Um comentário individual dos testes foi levado a cabo nos dias 11, 14 e 15.


Textos em confronto: o valor das escolhas.

14 Outubro 2019, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Retoma do trabalho da aula anterior: comentário e comparação de "Ouvir" e "Árvores com história", crónicas de Manuel António Pina.

As figuras da enumeração e da acumulação. 
O trabalho da descrição.
O conceito de intertextualidade; aspectos da prática da citação.
Identificação de características dos dois textos; razões para uma preferência.
"O amor da Índia", por Paulo Varela Gomes: a manifestação/revelação de um ponto de vista.

N.B.: Um comentário individual dos testes foi levado a cabo nos dias 11, 14 e 15.


Continuação da aula anterior.

11 Outubro 2019, 18:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Continuação da aula anterior.


Análise de uma farpa (1871) de Eça de Queirós: a dimensão formadora e pedagógica do discurso cronístico.

11 Outubro 2019, 16:00 Annabela Rita

Análise de uma farpa (1871) de Eça de Queirós: a dimensão formadora e pedagógica do discurso cronístico.