Sumários

Síntese sobre pontuação e conhecimento sintáctico

27 Setembro 2019, 12:00 Rita Patrício

Breve síntese sobre pontuação e conhecimento sintáctico. Sistematização de regras de pontuação em que o uso de vírgula depende da análise sintáctica: observação de contextos que proíbem o uso de vírgula e de contextos que obrigam a esse uso.


A escrita como processo: as fases da escrita

25 Setembro 2019, 12:00 Rita Patrício

A partir de exemplos colhidos nos textos produzidos pelos alunos na aula inicial, identificação e sistematização de  distintos problemas linguísticos e de argumentação. 

A partir da reflexão sobre as respostas a um questionário sobre hábitos de escrita, actividade também realizada na aula inicial, debate dos seguintes tópicos: consciência metalinguística e competência de escrita; competências de leitura e competências de escrita; a escrita como processo.

A escrita como processo: as fases da escrita. 


Comparação de formas de construção do discurso em duas cartas de Fernando Pessoa.

25 Setembro 2019, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Duas cartas de Fernando Pessoa a Adolfo Rocha, a propósito da publicação de  Rampa (1930).

De criticado a crítico: o discurso de Gaspar Simões sobre Pessoa, em  Temas (1929); o discurso de Pessoa sobre Adolfo Rocha, em cartas de 1930.
Tópicos para a comparação das cartas: 
a) a eloquência do silêncio.
b) o valor dos argumentos à luz do seu contexto: a sombra da ambiguidade. 
c) a enunciação prescritiva e aforística e a definição de um  ethos.
d) processos de explicitação e de modalização; seu possível efeito.


Comparação de formas de construção do discurso em duas cartas de Fernando Pessoa.

25 Setembro 2019, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Duas cartas de Fernando Pessoa a Adolfo Rocha, a propósito da publicação de Rampa (1930).

De criticado a crítico: o discurso de Gaspar Simões sobre Pessoa, em Temas (1929); o discurso de Pessoa sobre Adolfo Rocha, em cartas de 1930.
Tópicos para a comparação das cartas: 
a) a eloquência do silêncio.
b) o valor dos argumentos à luz do seu contexto: a sombra da ambiguidade. 
c) a enunciação prescritiva e aforística e a definição de um  ethos.
d) processos de explicitação e de modalização; seu possível efeito.


Critérios de avaliação. Marcação de provas presenciais.

24 Setembro 2019, 18:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Critérios de avaliação. Marcação de provas presenciais.