Sumários

A audiência de discurso argumentativo

22 Fevereiro 2019, 16:00 Ângela Correia

Correção dos exercícios de redação de argumentos adequados a destinatários específicos, iniciados na aula anterior. Discussão em torno de questões linguísticas e de apresentação, emergentes dos casos concretos.


Início de análise textual e workshop “Comunicação, Media & Cultura”.

22 Fevereiro 2019, 14:00 Annabela Rita

[A docente teve equiparação a bolseira para participar no I Congresso Internacional ’A Morte: Leituras da Humana Condição,’ IEAC-GO/CLEPUL,  21-24/2/2019 [http://congressointernacionalmorte.pt/ e https://www.letras.ulisboa.pt/pt/agenda/cfp-i-congresso-internacional-a-morte-leituras-da-humana-condicao]:

Esta sessão teve a duração de 3 horas:

· 14h-15h, sala 6.1: TP7 de PRA: trabalho de início de análise de texto já indicado na aula ((farpa LXIII, de Janeiro de 1872  [https://docs.google.com/presentation/d/1TPiO4H1nfvbFqxGYu7-3X-fqom5Inqx3_8bYElUHhOk/edit#slide=id.p4]), com a orientação do Dr. Diógenes Pereira da Silva (investigador e doutorando do CLEPUL - FLUL);

15h-17h, Salas 6.1 [15h-16h] e Anf. IV [16h-17h]: workshop “Comunicação,  Media & Cultura”, por Alexandre Honrado (investigador e doutorando do CLEPUL – FLUL) para as TP7 de PRA e a TP7 de EC.


O discurso descritivo.

22 Fevereiro 2019, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Leitura e comentário de duas crónicas de Paulo Varela Gomes ("O sabor das mangas" e "O amor da Índia", in Ouro e cinza).

Processos retóricos, efeitos do discurso: prática de análise textual.

Da provocação à partilha do encantamento: o poder das imagens e o fascínio da palavra. 


Teóricas - VIII.

20 Fevereiro 2019, 16:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

A ironia e a sua importância. Factores de ambiguidade e diferença de saberes. A auto-ironia. A indecidibilidade da ironia e a questão das suas fronteiras.


A audiência do discurso argumentativo

20 Fevereiro 2019, 16:00 Ângela Correia

A necessidade de adaptar o discurso argumentativo à audiência e a correspondente necessidade de conhecer o melhor possível a audiência.

Exercícios de seleção de argumentos em função da audiência e de redação (ou apresentação), na forma mais adequada à audiência.