Sumários

Considerações gerais sobre a comunicação.

1 Fevereiro 2019, 14:00 Annabela Rita

Considerações gerais sobre a comunicação.

Início da leitura de um poema ("De Tarde" de Cesário Verde).


"Paráfrase", de Sophia de Mello Breyner Andresen.

1 Fevereiro 2019, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Exploração do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, "Paráfrase" (in O nome das coisas):

- a eloquência do silêncio; concisão e eficácia; enunciação aforística, expressão lapidar; "Multa paucis". 

- óbvio ou subtil? O valor do título, da epígrafe e do texto sobre ela construído.

- relações intertextuais; o texto de Sophia e o texto homérico da Odisseia; formas de produção de sentido.

- desafios de leitura; problemas de ética e moral.


Critérios de avaliação. Marcação de provas presenciais.

30 Janeiro 2019, 16:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Discussão sobre os critérios de avaliação e marcação das provas presenciais. A importância da escrita.


Apresentação

30 Janeiro 2019, 16:00 Ângela Correia

Apresentação de docente e alunos. Apresentação do calendário e marcação dos momentos de avaliação. Ficou esclarecido que os momentos de avaliação seriam dois testes realizados presencialmente. Foram também acrescentadas duas obras à lista bibliográfica previamente divulgada, a saber: Perelman, Chaïm, «Argumentação», Enciclopédia Einaudi. 11. Oral / Escrito. Argumentação, Lisbo, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1987; VV. AA., Gramática do Português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013


Apresentação da disciplina.

30 Janeiro 2019, 14:00 Annabela Rita

Apresentação e entrega do Programa, da Bibliografia e da calendarização do trabalho na cadeira.

PROGRAMA:

“Retórica e Argumentação: a dimensão retórica do processo comunicativo e o discurso argumentativo.

A estratégia do discurso argumentativo: do contexto e do objectivo da comunicação aos seus recursos, através da análise e da produção de textos orais e escritos.

Ponderação, a partir da leitura e da escrita, de modelos textuais e da sua adequação às circunstâncias, através de estratégias comunicativas diferentes, com efeitos nos processos discursivos.“

O blog e a caixa de e-mail da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), funcionamento e elementos de acesso.

“A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.”

Os documentos  da disciplina (Ficha Curricular & Planificação) estão disponíveis online [https://drive.google.com/drive/folders/1dCw_XMRZsz2T6KE0r4vadt3qBlmKkzY8?usp=sharing |   https://drive.google.com/drive/folders/1mpYi1h8_eoKG_N8hxhjUKLw-D3KHtZ55?usp=sharing

O blog CULTUR e a caixa de e-mail da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), a Biblio-COMO (biblioteca online com materiais de metodologia do trabalho científico) e a Biblioteca em DRIVE (com ebooks úteis sobre a matéria), em permanente actualização, a Biblio-COMO (biblioteca online com materiais de metodologia do trabalho científico), a Biblioteca em DRIVE (com ebooks úteis sobre a matéria) e a videoteca, em permanente actualização, funcionamento e elementos de acesso.