Sumários
Considerações gerais sobre a comunicação.
1 Fevereiro 2019, 14:00 • Annabela Rita
Considerações gerais sobre a comunicação.
"Paráfrase", de Sophia de Mello Breyner Andresen.
1 Fevereiro 2019, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Exploração do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, "Paráfrase" (in O nome das coisas):
- a eloquência do silêncio; concisão e eficácia; enunciação aforística, expressão lapidar; "Multa paucis".
- óbvio ou subtil? O valor do título, da epígrafe e do texto sobre ela construído.
- relações intertextuais; o texto de Sophia e o texto homérico da Odisseia; formas de produção de sentido.
- desafios de leitura; problemas de ética e moral.
Critérios de avaliação. Marcação de provas presenciais.
30 Janeiro 2019, 16:00 • Fernando José Branco Pinto do Amaral
Discussão sobre os critérios de avaliação e marcação das provas presenciais. A importância da escrita.
Apresentação
30 Janeiro 2019, 16:00 • Ângela Correia
Apresentação de docente e alunos. Apresentação do calendário e marcação dos momentos de avaliação. Ficou esclarecido que os momentos de avaliação seriam dois testes realizados presencialmente. Foram também acrescentadas duas obras à lista bibliográfica previamente divulgada, a saber: Perelman, Chaïm, «Argumentação», Enciclopédia Einaudi. 11. Oral / Escrito. Argumentação, Lisbo, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1987; VV. AA., Gramática do Português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
Apresentação da disciplina.
30 Janeiro 2019, 14:00 • Annabela Rita
Apresentação e entrega do Programa, da Bibliografia e da calendarização do trabalho na cadeira. PROGRAMA: |
“Retórica e Argumentação: a dimensão retórica do processo comunicativo e o discurso argumentativo.
A estratégia do discurso argumentativo: do contexto e do objectivo da comunicação aos seus recursos, através da análise e da produção de textos orais e escritos.
Ponderação, a partir da leitura e da escrita, de modelos textuais e da sua adequação às circunstâncias, através de estratégias comunicativas diferentes, com efeitos nos processos discursivos.“ O blog e a caixa de e-mail da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), funcionamento e elementos de acesso. “A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.” Os documentos da disciplina (Ficha Curricular & Planificação) estão disponíveis online [https://drive.google.com/drive/folders/1dCw_XMRZsz2T6KE0r4vadt3qBlmKkzY8?usp=sharing | https://drive.google.com/drive/folders/1mpYi1h8_eoKG_N8hxhjUKLw-D3KHtZ55?usp=sharing |