Apresentação.

24 Janeiro 2022, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Apresentação.
Comentário do programa de Prática de Redacção e Argumentação, bem como da calendarização do trabalho a realizar nas aulas. Metodologia e processo de avaliação.




Programa

  Procurar-se-á conciliar o aperfeiçoamento da escrita com o exercício da leitura, análise e discussão oral de textos diversos, a partir de um corpus de trabalho (antologia a definir). Pretende-se fomentar o reconhecimento de estratégias e processos retóricos, bem como a identificação de seus potenciais efeitos; estimular a reflexão sobre problemas e opções que a prática da redacção e da argumentação (própria ou alheia) envolve; cultivar a exposição clara, rigorosa e gramaticalmente correcta dessa consciência crítica; incentivar o debate acerca da compreensão e da interpretação do discurso.

 

Bibliografia

 Carvalho, Mário de, Quem disser o contrário é porque tem razão. Letras sem tretas. Porto, Porto Editora, 2014

Doury, Marianne e Moirand, Sophie, La Argumentación Hoy. Encuentro entre perspectivas teóricas. s/l, Ediciones de Intervención Cultural, 2008

Lausberg, Heinrich, Elementos de Retórica Literária. Tradução, prefácio e aditamentos de R. M. Rosado Fernandes. 3.ª ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982

Peres, João Andrade e Móia, Telmo, Áreas Críticas da Língua Portuguesa. 2.ª ed., Lisboa, Caminho, 2003

Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva et al., Gramática do Português. Vols. 1-2, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013

 

Avaliação

 A avaliação basear-se-á na média dos quatro melhores resultados obtidos nos cinco exercícios escritos realizados ao longo do semestre (conforme assinalado na calendarização distribuída aos Alunos, esses exercícios/testes serão feitos nas seguintes datas: 10 de Fevereiro, 10 de Março, 28 de Março, 18 de Abril, 5 de Maio). Será tida em conta a qualidade da participação nas aulas.