Sumários

"Porquê ler os clássicos", de Italo Calvino.

21 Novembro 2022, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Reconhecimento de uma estratégia argumentativa: leitura e comentário do texto de Calvino, "Porquê ler os clássicos".
Uma exortação à leitura dos clássicos: da captatio benevolentiae ao desafio final.
Definições: variações sobre um tema comum; síntese e comentário; formas de encadeamento do discurso; figuras retóricas e seus efeitos.
O recurso ao exemplum/micronarrativa como fecho (ou sinal de abertura?) do texto: poderes do convite à interpretação.     

Exercício de avaliação

18 Novembro 2022, 15:30 Rita Patrício


Realização do segundo exercício de avaliação.

Teste.

16 Novembro 2022, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Realização do 3.º exercício escrito (trabalho para avaliação).

A contra-argumentação como princípio da argumentação

15 Novembro 2022, 15:30 Rita Patrício


Observação de texto. Leitura e discussão de "Contra o corte cego da consoante muda", de Ricardo Araújo Pereira. A construção de um texto em contra-argumentação.

"Para Vila Meã", de Agustina Bessa-Luís.

14 Novembro 2022, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Conclusão do trabalho da aula anterior: para uma comparação de processos descritivos.
"Para Vila Meã", de Agustina Bessa-Luís: o discurso e o ethos do orador; a expressão de uma memória afectiva; o olhar de um sujeito e a construção de imagens; o valor dos pormenores.