Sumários

Exercício de escrita colaborativa 2

4 Outubro 2022, 15:30 Rita Patrício


Trabalho tutorial.

Estando a docente a participar numa mesa-redonda organizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, os alunos ficaram com a tarefa de reescrever os textos produzidos na aula de dia 23 à luz do que foi discutido e corrigido na aula de dia 27.

Textos e transformações.

3 Outubro 2022, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Conclusão do trabalho realizado sobre o conto "A galinha", de Vergílio Ferreira: o ponto de vista do narrador e a informação proporcionada ao leitor; paixão e distância; o excesso e o efeito caricatural; particular e universal - relações complexas.
"Um grande português" e "O conto do vigário": transformações de um texto de Fernando Pessoa; o impacto da supressão e da alteração de texto.
A história de uma burla ou a escrita como problema?
 

Exercício de escrita colaborativa 2

30 Setembro 2022, 15:30 Rita Patrício


Trabalho tutorial.
Estando a docente a participar numa mesa-redonda organizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, os alunos ficaram com a tarefa de reescrever os textos produzidos na aula de dia 23 à luz do que foi discutido e corrigido na aula de dia 27.

Multum in paucis.

28 Setembro 2022, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Análise e comentário de "Paráfrase", de Sophia de Mello Breyner Andresen: a composição do texto; todo e partes; o título como factor de estranhamento; a estrutura do discurso; relações intertextuais, transformações e processos de significação; o valor da concisão.
De um provérbio faz-se um conto? "A galinha" de Vergílio Ferreira.

Estruturas de textos argumentativos

27 Setembro 2022, 15:30 Rita Patrício


Observação de texto. Leitura e discussão do texto "Sete razões para não escrever romances e uma só para o fazer", Javier Marías: estratégias argumentativas e organização do texto. A importância do parágrafo na estrutura de um texto argumentativo.

Correcção da actividade proposta para a aula de dia 23, a partir de alguns exemplos de textos produzidos pelos alunos: delimitação e fundamentação de argumentos; a exemplificação na argumentação.