Sumários
Parsing e interpretação no processamento de frases. Processamento correferencial - estudo de eye tracking.
15 Abril 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Parsing e interpretação no processamento de frases. Processamento correferencial - estudo de eye tracking.
Visual Word Form Area e leitura na dislexia e nos leitores típicos – especialização para o impresso (print) e para a familiaridade ortográfica
Apresentação e discussão de artigos
Leituras:
- Costa, Matos & Luegi, P. (2010). Processamento de relações anafóricas com sujeitos omitidos em Português Europeu.
- Staub, Adrian (2015). Reading Sentences: Syntactic Parsing and Semantic Interpretation. The Oxford Handbook of Reading
- van der Mark, S., et al., (2009). Children with dyslexia lack multiple specializations along the visual word-form (VWF) system, NeuroImage.
Conceito de leitura rápida e o efeito da inibição das regressões na compreensão – estudo de eye tracking com frases garden-path. Propriedades das ortografias e leitura
8 Abril 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Conceito de leitura rápida e o efeito da inibição das regressões na compreensão – estudo de eye tracking com frases garden-path.
Propriedades das ortografias – transparência e opacidade – nas dificuldades da leitura e na actividade cerebral.
Apresentação e discussão de artigos
- Paulesu et al (2000). A cultural effect on brain function
Sucena, A., Castro, S., Seymour, P. (2009) Developmental dyslexia in na orthography of intermediate depth: the case of European Portuguese. - Rayner, Keith e Slattery, Timothy J., Eye Movements and Moment-to-Moment Comprehension Processes in Reading, 2009
- Schotter, Elizabeth R., Tran, Randy e Rayner, Keith, Don’t Believe What You Read (Only Once): Comprehension Is Supported by Regressions During Reading, 2014
Leitura e perturbações de leitura – dislexia e descodificação; défices de compreensão.
1 Abril 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Leitura e perturbações de leitura – dislexia e descodificação; défices de compreensão.
Estudo de eye tracking com sujeitos disléxicos e com défice de atenção.
Leituras:
• Pereira, Norberto (2018). Perfis neurolinguísticos de crianças com perturbações de leitura: um estudo com eye-tracking,
• Hulmes, C., Snowling, M. (2016) Reading disorders and dyslexia.
Técnicas de neuroimagem para estudo da actividade cerebral durante a leitura Cérebro, leitura e sistemas de escrita.
25 Março 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Técnicas de neuroimagem para estudo da actividade cerebral durante a leitura
Cérebro, leitura e sistemas de escrita.
Apresentação e discussão de artigos
Leituras:
• Dehaene, Stanislas. (2013). Inside the Letterbox: How Literacy Transforms the Human Brain. Cerebrum.
• Dehaene, Stanislas. et al (2010). How Learning to Read Changes the Cortical Networks for Vision and Language. Science 330, 1359. DOI: 10.1126/science.1194140
• Garrod, S. (2006). Psycholinguistic Research Methods. Keith Brown (Ed.). Encyclopedia of Language and Linguistics. Elsevier.
• Kessler & Treiman (2015). Writing systems: Their properties and implications for reading.
• Perfetti, Nelson, Liu, Fiez & Tan (2010). The neural bases of reading: Universals and writing system variations
A área temporo-occipital para a identificação visual da palavra impressa. (Visual Word Form Area). Decurso temporal do processamento da palavra auditiva e visual.
18 Março 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
O cérebro alfabetizado. A área temporo-occipital para a identificação visual da palavra impressa. (Visual Word Form Area).
Decurso temporal do processamento da palavra auditiva e visual.
Leituras:
- Dehaene, Stanislas (2009). Reading in the brain
- Dehaene e Cohen (2011). The unique role of the visual word form area in reading
- Marinkovic, (2004). Spatiotemporal Dynamics of Word Processing in the Human Cortex.
- Sucena e Castro (2008). Aprender a ler e avaliar a leitura. O TIL: Teste de idade de leitura. Almedina.