Sumários
O cérebro alfabetizado. Efeito da alfabetização nas estruturas e funções cerebrais dedicadas ao processamento da escrita.
11 Março 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
O cérebro alfabetizado. Efeito da alfabetização nas estruturas e funções cerebrais dedicadas ao processamento da escrita.
Leituras
Castro-Caldas, A. et al. (1998). The illiterate brain. Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain. Brain, 121, 1053–1063
Dehaene, S. (2011). The Massive Impact of Literacy on the Brain and its Consequences for Education. Human Neuroplasticity and Education
Perfetti, C. et al. (2010). The neural bases of reading: Universals and writing system variations. In P. Cornelissen, M. Kringelbach, & P. Hansen (Eds.), The neural basis of reading (pp. 147-172). Oxford University Press.
Bases biológicas do processamento da linguagem e da leitura.
4 Março 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Bases biológicas do processamento da linguagem e da leitura.
Especialização do cérebro para o processamento da linguagem verbal oral e escrita.
Conhecimento das estruturas e funções cerebrais através do estudo das lesões. Afasias e alexia.
Referências
Ulmann (2006). Language and the brain.
Perfetti et al (2010). The neural bases of reading: Universals and writing system variations.
Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain.
Modelização da compreensão na leitura. Conhecimento linguístico envolvido na compreensão.
25 Fevereiro 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Modelos explicativos do processamento da informação na leitura. Efeito de modalidade no processamento: especificidade da compreensão escrita vs. compreensão do oral.
Conhecimento linguístico envolvido na compreensão - unidades e níveis de processamento linguístico
Adams et al ( ). Phonological awareness. https://www.hand2mind.com/pdf/kindergarten/chapter_2.pdf
Akmajian, Demers, Farmer and Harnish (2010). Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge: The MIT Press
Apel (2011). What Is Orthographic Knowledge? Language, speech, and hearing services in schools, vol. 42, 592–603
Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta
Liberman, I. (1990). The Alphabetic Principle and Learning to Read. Haskins Laboratories Status Report on Speech Research, 101 /102, 1-13
Mateus, M. H. M. ,Falé, I. e Freitas, M. J. (2016). Fonética e fonologia do português. Lisboa. Universidade Aberta
Morais, J. (2009). Representações fonológicas na aprendizagem da leitura e na leitura competente. Textos Seleccionados. XXIV ENAPL, Lisboa, 7-21
Paiva Raposo, Nascimento, Mota, Segura e Mendes (Orgs) (2013). Gramática do Português. Lisboa: FCG, vol I e II
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística.
18 Fevereiro 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL.
Leitura de frases e de palavras. Estudos normativos e não normativos.
Leituras
Rayner e Reichler (2010). Models of the Reading Process
Perfett 2001. Reading Skills
Garrod & Daneman (2003): Psychology of Reading
Investigação experimental e desenho do estudo. Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL
11 Fevereiro 2019, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Investigação experimental. Identificação do problema de investigação, dos pressupostos teóricos, da metodologia e dos materiais experimentais.
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL.
Costa, Armanda (2012). Investigação em Leitura – estudos psicolinguísticos. In Costa e Duarte (Eds).
Duchowski, Andrew. (2007). Eye Tracking Methodology. Theory and Practice. Springer. Cap. 13. Experimental Design
Fernandez e Cairns (2011). Fundamentals of Psycholinguistics.
Appendix: Experimental Designs in Psycholinguistics.
Garrod, S. (2006). Psycholinguistic Research Methods. In Encyclopedia of Language & Linguistics. 251–257.
Harris, Peter (2008). Designing and reporting experiments in psychology. Open University Press (3rd edition)