Sumários

O cérebro alfabetizado. Efeito da alfabetização nas estruturas e funções cerebrais dedicadas ao processamento da escrita.

11 Março 2019, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

O cérebro alfabetizado. Efeito da alfabetização nas estruturas e funções cerebrais dedicadas ao processamento da escrita. 

Leituras

Castro-Caldas, A. et al. (1998). The illiterate brain. Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain. Brain, 121, 1053–1063

Dehaene, S. (2011). The Massive Impact of Literacy on the Brain and its Consequences for Education. Human Neuroplasticity and Education

Perfetti, C.  et al. (2010). The neural bases of reading: Universals and writing system variations. In P. Cornelissen, M. Kringelbach, & P. Hansen (Eds.), The neural basis of reading (pp. 147-172). Oxford University Press.


Bases biológicas do processamento da linguagem e da leitura.

4 Março 2019, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Bases biológicas do processamento da linguagem e da leitura.
Especialização do cérebro para o processamento da linguagem verbal oral e escrita. 
Conhecimento das estruturas e funções cerebrais através do estudo das lesões. Afasias e alexia.

 

Referências

Ulmann (2006). Language and the brain.

Perfetti et al  (2010). The neural bases of reading: Universals and writing system variations.

Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain.


Modelização da compreensão na leitura. Conhecimento linguístico envolvido na compreensão.

25 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Modelos explicativos do processamento da informação na leitura. Efeito de modalidade no processamento: especificidade da compreensão escrita vs. compreensão do oral.

Conhecimento linguístico envolvido na compreensão - unidades e níveis  de processamento linguístico

 

Adams et al (   ). Phonological awareness.  https://www.hand2mind.com/pdf/kindergarten/chapter_2.pdf

Akmajian, Demers, Farmer and Harnish (2010). Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge: The MIT Press

Apel (2011). What Is Orthographic Knowledge? Language, speech, and hearing services in schools,  vol. 42, 592–603

Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta

Liberman, I. (1990). The Alphabetic Principle and Learning to Read. Haskins Laboratories Status Report on Speech Research, 101 /102, 1-13

Mateus, M. H. M. ,Falé, I. e Freitas, M. J. (2016). Fonética e fonologia do português. Lisboa. Universidade Aberta

Morais, J. (2009). Representações fonológicas na aprendizagem da leitura e na leitura competente. Textos Seleccionados. XXIV ENAPL, Lisboa, 7-21

Paiva Raposo, Nascimento, Mota, Segura e Mendes (Orgs) (2013). Gramática do Português. Lisboa: FCG, vol I e II


Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística.

18 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL. 

Leitura de frases e de palavras. Estudos normativos e não normativos.

Leituras

Rayner e Reichler (2010). Models of the Reading Process

Perfett 2001. Reading Skills

Garrod & Daneman (2003): Psychology of Reading


Investigação experimental e desenho do estudo.  Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL

11 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Investigação experimental. Identificação do problema de investigação, dos pressupostos teóricos, da metodologia e dos materiais experimentais. 
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL. 

Leitura de textos e de frases. Estudos normativos e não normativos.

Leituras:

Costa, Armanda (2012). Investigação em Leitura – estudos psicolinguísticos. In Costa e Duarte (Eds).

Duchowski, Andrew. (2007). Eye Tracking Methodology. Theory and Practice. Springer. Cap. 13. Experimental Design

Fernandez e Cairns (2011). Fundamentals of Psycholinguistics.

Appendix: Experimental Designs in Psycholinguistics.

Garrod, S. (2006). Psycholinguistic Research Methods. In Encyclopedia of Language & Linguistics. 251–257.

Harris, Peter (2008). Designing and reporting experiments in psychology. Open University Press (3rd edition)