Sumários

Bases Neurobiológicas do Processamento da Linguagem

29 Outubro 2025, 15:30 Marisa Gomes Filipe Richter-Trummer

  • Assimetria hemisférica.
  • Áreas de Broca e de Wernicke.

  • Modelo de Wernicke–Geschwind, reconhecendo as limitações deste modelo enquanto explicação única.

  • Análise de casos clínicos reais de doentes pós-AVC, comparando perfis distintos de alteração da linguagem e relacionando-os com a localização lesional mais provável segundo o modelo clássico.


  • Métodos e paradigmas de investigação em psicolinguística (continuação)

    28 Outubro 2025, 15:30 Marisa Gomes Filipe Richter-Trummer

    - Principais métodos neurofisiológicos de estudo do processamento da linguagem (EEG, potenciais evocados/ERP – incluindo componentes N400 e P600 – e MEG), enquanto métodos que permitem observar o processamento linguístico em tempo real.
    - Distinção de técnicas funcionais vs. estruturais e diretas vs. indiretas.
    - Prosseguiu-se o trabalho prático associado à formulação, por cada estudante, de uma pergunta de investigação a desenvolver ao longo do semestre, seguindo o método experimental.


    Métodos e Paradigmas de Investigação em Psicolinguística (Continuação)

    22 Outubro 2025, 15:30 Marisa Gomes Filipe Richter-Trummer

    Foram destacados métodos comportamentais utilizados na investigação em psicolinguística, distinguindo tarefas online e tarefas offline. Analisaram-se exemplos de tarefas experimentais (e.g., decisão lexical, nomeação de palavras e nomeação de imagens), explorando medidas como o tempo de reação, a precisão da resposta e os padrões comportamentais. Apresentaram-se, de seguida, técnicas de neuroimagem estruturais e funcionais.


    Métodos e Paradigmas de Investigação em Psicolinguística

    21 Outubro 2025, 15:30 Marisa Gomes Filipe Richter-Trummer

    Apresentaram-se os principais métodos de investigação em psicolinguística, com destaque para o método experimental e as suas etapas: formulação de hipóteses, operacionalização das variáveis, definição do plano experimental, seleção da amostra e análise dos resultados. Discutiram-se os conceitos de variável independente e variável dependente, bem como os princípios de fiabilidade e controlo experimental.
    Abordaram-se igualmente métodos não experimentais, como o correlacional, que permite observar relações entre variáveis sem manipulação direta. Foram descritos os planos de investigação transversal, longitudinal e sequencial.
    A aula incluiu ainda a análise das vantagens e limitações do método experimental, a exemplificação da sua aplicação em estudos cognitivos e a reflexão sobre as questões éticas inerentes à investigação científica.


    Continuação da aula anterior

    15 Outubro 2025, 15:30 Marisa Gomes Filipe Richter-Trummer

    Continuação da aula anterior