Prática de tradução Alemão-Português
2023-24 – S1 TP1
Claudia J. Fischer
2as 11h - 12.30h
4as 11h - 12.30h
Horário de atendimento: 2ª 14.30 h (com marcação)
Conteúdos
· Leitura crítica e prática de tradução de textos com diferentes tipologias e funções em língua alemã;
· Aquisição de competência de tradução adiferentes níveis (linguística, textual, cultural etc.)
- Identificação e análise do género textual em questão nos textos a traduzir e respectiva implicação nas opções tradutórias;
- Identificação de problemas de tradução em questão e sua descrição;
- Diferenciação, classificação e aplicação de procedimentos técnicos;
- Elaboração de comentários sobre os textos (análise de elementos verbais e não verbais), recorrendo à terminologia adequada;
- Distinção de tipologias de tradução (função do texto de partida/ função do texto de chegada);
- Introdução às diversas ferramentas de tradução e sua aplicação ao par de línguas em questão;
- Estratégias de pesquisa em diferentes recursos (dicionários online e em papel, bases de dados online, corpora).
Avaliação
· 2 testes escritos (50%); Datas dos testes (presenciais): 23.10 e 6.12
· 1 apresentação oral de uma tradução, incluindo contextualização e identificação dos problemas de tradução. (25%);
· Participação nas aulas, trabalhos de casa e portefólio (25%). Entrega do portefólio: até 11.12
Metodologia
Tratando-se de uma UC de teor eminentemente prático, o trabalho centrar-se-á na leitura crítica e tradução de textos redigidos em língua alemã, contando-se com a participação individual do aluno. A tradução preparada em casa será sempre objecto de discussão na sala de aula. Mediante as objecções e sugestões colectivas, o aluno fará a revisão da sua tradução que será incluída no portefólio e entregue à docente no fim do semestre. O conjunto das traduções e dos comentários reunidos no portefólio reflecte o trabalho contínuo realizado ao longo do semestre e integra a avaliação final. Os textos a traduzir na aula ao longo do semestre serão disponibilizados através da plataforma de E-learning.