Sumários
Camões e a herança clássica.
8 Outubro 2015, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Camões e a herança clássica: ecos de Vergílio e Ovídio n'Os Lusíadas.
Recepção dos clássicos na obra de Camões: as oitavas ao desconcerto do mundo.
6 Outubro 2015, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Recapitulação de tópicos tratados na aula anterior.
Camões maneirista? Questões de periodologia. Imitação e transformação.
A lição dos clássicos na construção das oitavas ao desconcerto do mundo ("Quem pode ser no mundo tão quieto"): formas de aplicação e discussão de argumentos e exemplos antigos; neo-estoicismo: uma possibilidade?
Processos de difusão de matéria clássica, processos de mediação: a imitação dos clássicos através de seus imitadores; do "beatus ille" horaciano ao ideal de aurea mediocritas celebrado por Diego de Mendoza e por Camões.
Recepção dos clássicos no século XVI.
1 Outubro 2015, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Elementos para uma contextualização: o valor da imitação na poética quinhentista; António Ferreira, divulgador da lição de Horácio (a carta a Diogo Bernardes - Poemas Lusitanos); imitação e emulação.
Camões, leitor de Horácio: a ode "Aquele moço fero" e a ode "Ne sit ancillae tibi amor pudori".
O conceito de género e o sentido de decoro: hipóteses interpretativas sobre afinidades e diferenças entre a ode "Aquele moço fero" e as redondilhas "Aquela cativa".
Recepção, tradição e herança clássica: considerações teóricas.
29 Setembro 2015, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Os conceitos de influência, inspiração e assimilação: diferenças etimológicas e teorias modernas de T. S. Eliot e de Harold Bloom.
Os conceitos de tema, motivo e tradição: a unidade do texto e a
limitação de género segundo o formalismo russo (Boris Tomachiévski).
A unidade do clássico grego e latino (a partir de Plutarco), sua definição e características (leitura das Noites Áticas, de Aulo Gélio, excertos do livro XIX); a formação do cânone e a sua exemplaridade.
Recepção, tradição e herança clássica: considerações teóricas.
24 Setembro 2015, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
O texto literário e a desautomatização do vulgar: o efeito de estranhamento em Aristóteles e a sua teorização no formalismo soviético (Viktor Chklóvskii).
Descrição e pressupostos teóricos da Rezeptionsästhetik e do Erwartungshorizont: o papel fundador de H. R. Jauss e de Charles Martindale; as novas biografias dos textos clássicos.