Sumários

Antigos e modernos: tensões e convergências.

3 Dezembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A memória clássica no discurso sobre a viagem "nova". 

   O trabalho de imitatio e de contaminatio na elegia "O poeta Simónides, falando": a propósito do topos "O fortunatos ... agricolas".

    A imagem de Afrodite e Eros em De aetatibus mundi imagines, de Francisco de Holanda: Alciato entre os latinos; citação e paródia.

   O valor dos Antigos no século XVI: limites e vantagens.


Aula com a Prof.ª Doutora Isabel Almeida.


A memória dos clássicos na elegia camoniana “O poeta Simónides, falando”.

29 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

O género elegíaco:  suas raízes clássicas; características formais na tradição poética quinhentista.

Tempo e memória. A figura de Temístocles num exemplum do ciceroniano De Oratore (LXXIV) e no texto de Camões: aspectos da prática da imitação.


Nota: Aula com a Prof.ª Doutora Isabel Almeida.


Poética quinhentista: elementos para a sua caracterização.

26 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Para uma caracterização da poética quinhentista portuguesa: vozes coevas, perspectivas diversas.

1.      O discurso teorizador de António Ferreira na Carta a Diogo Bernardes (Poemas Lusitanos, I, XII): sua filiação horaciana; seus traços dominantes.

2.      O intróito d’Os Lusíadas: da valorização do binómio horaciano (“engenho e arte”) ao encarecimento platonizante da “fúria” criadora; a aemulatio da Eneida de Virgílio.

3.      Ut pictura poesis: Francisco de Holanda – a importância da imitação e da “idea”.


Aula com a presença da Prof.ª Doutora Isabel Almeida.

 


Horácio em Ricardo Reis

22 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

- Revisão a propósito da lírica horaciana;

- Ricardo Reis: a génese do heterónimo de Fernando Pessoa;
- O conhecimento da língua latina de Fernando Pessoa, pistas de investigação;
- Linhas de força de Ricardo Reis em relação a Horácio: imitação e não-imitação;
- Aproximação formal em relação à estrutura da ode ricardiana e a sua inspiração horaciana.

Nota: Aula com a presença do Prof. Doutor Pedro Braga Falcão (UCP / CEC).


O mito dos centauros.

19 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Informações sobre avaliação não presencial.

O mito dos centauros e suas representações: a luta contra os lápitas, a integração no mito de Hércules e o centauro Quíron.
Recepção do mito na literatura portuguesa: o conto «Centauro», de José Saramago — a estrutura da narrativa, a simbologia homem vs animal e sua expansão (civilização/barbárie, racional/irracional, pensamento/instinto).



Nota: Aula com a participação do Doutor Ricardo Nobre (pós-doc CEC / FLUL).