Sumários

O mito de Eneias e Dido.

15 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

O mito de Eneias e Dido

1. Testemunhos antigos e interpretações modernas: a versão canónica de Virgílio
2. Recepção do mito na literatura portuguesa:- A relação Dido-Inês de Castro em Fernão Lopes.- A amante abandonada em Camões.- Leitura, análise e comentário da «Cantata de Dido», de Correia Garção.

Nota: Aula com a participação do Doutor Ricardo Nobre (pós-doc CEC / FLUL).


A figura mítica de Medeia na literatura portuguesa do século XVI ao século XX:

12 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A construção literária de Medeia na Antiguidade Clássica ( maxime em Eurípides, Apolónio de Rodes, Ovídio e Séneca): traços respeitados, perspectivas diversas em textos de Duarte de Brito (Cancioneiro Geral), André Falcão de Resende, Camões (lírica e épica), António José da Silva, António Dinis da Cruz e Silva, Sophia e Eduarda Dionísio. Referência a Bocage, Hélia Correia, Mário Cláudio, Fiama e José Pedro Moreira.


Antígona na literatura portuguesa do século XX.

8 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Observações sobre Antígona em António Pedro e Eduarda Dionísio.


Nota: Aula com a participação da Doutora Ana Filipa Silva (CEC / FLUL).


Narrativa de ficção histórica e verdade historiográfica.

5 Novembro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Narrativa de ficção histórica e verdade historiográfica.
Romances e contos históricos de ambiente romano na literatura portuguesa: a sobreposição da história do Cristianismo (século XIX) e a romanização da Lusitânia (século XX).
Novas utilizações da narrativa histórica no século XX: o humor de «Quatrocentos Mil Sestércios», de Mário de Carvalho, e o conto-ensaio «César Prepara-se para Morrer», de António Mega Ferreira.


Nota: Aula com a participação do Doutor Ricardo Nobre (pós-doc / CEC, FLUL)


A imitatio renascentista: Horácio e António Ferreira.

29 Outubro 2018, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

 Introdução à vida e obra de Horácio; os principais modelos gregos; a experiência composicional de Horácio; 

- António Ferreira: vida e obra. 

- A imitatio renascentista; definição do conceito e aplicação ao modelo horaciano;

- Leitura comparada de algumas odes de António Ferreira.


Nota: Aula com a participação do Doutor Pedro Braga Falcão (Univ. Católica; Centro de Estudos Clássicos)