Sumários
Os mitos de Actéon e de Antíoco e Seleuco.
31 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
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Os mitos de Actéon e de Antíoco e Seleuco na Literatura Portuguesa do século XVI (comparação de excertos de obras de Luís de Camões, Duarte de Resende, Jorge Ferreira de Vasconcelos, André Falcão de Resende).
O mito de Ulisses.
27 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
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A recepção do mito de Ulisses na literatura portuguesa (continuação)
Leitura e análise de poemas de Fernando Pessoa, Manuel Alegre, Pedro Mexia, Al Berto, Bernardo Pinto de Almeida.
As mulheres de Ulisses na poesia portuguesa do Século XX:
- Penélope: leitura e análise de poemas de David Mourão-Ferreira, Adília Lopes, José Mário Silva e Ricardo Marques;
- Nausícaa em Eugénio de Andrade e Calipso em José Miguel Silva.
Discussão dos fóruns sobre a interpretação dos poemas; leitura de bibliografia crítica disponível na sala de aula virtual.
Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).
O mito de Ulisses.
24 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
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A recepção do mito de Ulisses na literatura portuguesa (continuação)
Leitura e análise de «A Perfeição», de Eça de Queirós, uma reescrita do canto V da Odisseia:
- a descrição sensorial e subjectiva da ilha;
- a complexificação psicológica de Ulisses;
- o tratamento do tempo no conto: entre a eternidade e a rotina;
- diferenças entre humano o e o divino: o motivo para o regresso a Ítaca.
Discussão dos fóruns sobre a interpretação do conto; leitura de bibliografia crítica disponível na sala de aula virtual.
Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).
O mito de Ulisses e Penélope.
20 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
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O mito de Ulisses e Penélope
1. A figura de Ulisses na Odisseia, de Homero, e nas Heróides, de Ovídio.
2. A estruturação do mito em torno do arquétipo do homem astuto e ardiloso e do tema do regresso (e de Penélope como arquétipo da mulher que espera).
3. A recepção do mito na literatura portuguesa:
- primeiras referências (Cancioneiro Geral);
- significado do mito de Ulisses na obra de Luís de Camões;
- fontes clássicas e humanistas que identificam Ulisses como fundador de Lisboa.
Discussão dos fóruns sobre a interpretação dos poemas; leitura de bibliografia crítica disponível na sala de aula virtual.
Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre.
O mito de Dido e Eneias.
17 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
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O mito de Dido e Eneias
1. A figura de Eneias na Ilíada, de Homero, na Eneida, de Virgílio, e nas Heróides, de Ovídio e a constituição de um mito em torno de três temas:
- o herói da guerra de Tróia;
- o amante de Dido;
- o fundador do império.
2. A recepção do mito na literatura portuguesa:
- significado do mito de Dido e Eneias na obra de Luís de Camões
- leitura e análise da «Cantata de Dido», de Correia Garção, de «À Constância de Dido», de Bocage, e de «Assassina-me Cruel», de Almeida Garrett.
- a alegorização e o alargamento semântico do mito na poesia de Nuno Júdice.
Discussão dos fóruns sobre a interpretação dos poemas; leitura de bibliografia crítica disponível na sala de aula virtual.
Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).