Sumários

O mito de Orfeu e Eurídice.

13 Março 2020, 12:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Aula leccionada por moodle:

A recepção do mito de Orfeu e Eurídice na literatura portuguesa (continuação):

- leitura e análise de poemas de Correia Garção (soneto atribuído por Teófilo Braga) e Bocage;

- da alegorização do mito à nomeação da revista Orpheu;

- leitura e análise de poemas de Ricardo Reis, Miguel Torga, Manuel António Pina, José Mário Silva, António Osório, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Ricardo Marques e Maria Teresa Horta.

Discussão dos fóruns sobre interpretação dos poemas e sobre a figura de Eurídice; leitura de bibliografia crítica disponível na sala de aula virtual.


Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).



Recepção de mitos clássicos nas literaturas modernas: o mito de Orfeu e Eurídice.

10 Março 2020, 12:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Aula leccionada por moodle:

1. Introdução ao estudo da recepção de mitos clássicos nas literaturas modernas

- fontes clássicas na configuração de um enredo;

- representações descritivas do mito na literatura;

- elementos distintivos e simbólicos dos mitos;

- releituras alegóricas e alargamento de significados na recepção dos mitos.

2. O mito de Orfeu e Eurídice

2.1 A construção do enredo do mito a partir de textos clássicos:

- referências dispersas em Íbico, Simónides e Apolónio de Rodes;

- motivo e significado da catábase: as versões canónicas de Vigílio e de Ovídio;

2.1 A recepção do mito na literatura portuguesa:

- primeiras referências (Cancioneiro Geral);

- significado do mito de Orfeu na obra de Luís de Camões.


Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).



A expressão de ideias literárias de Platão, Horácio e Ovídio.

6 Março 2020, 12:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A expressão de ideias literárias de Platão, Horácio e Ovídio em discursos críticos produzidos por poetas e romancistas portugueses:

1. Poesia: o valor didáctico (transmissão de conhecimento histórico e castigo do vício); a estética do deleite; o poder da imortalidade.

2. Poeta: criador, transmissor de divindade e imitador.

Comentário ao prólogo do Cancioneiro Geral e a excertos de Corte na Aldeia, da «Dissertação Terceira» de Correia Garção e do prefácio de Eça de Queirós a Azulejos.​


Nota: Sessão orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).


A expressão das ideias literárias de matriz clássica na poesia lírica portuguesa

3 Março 2020, 12:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A expressão das ideias literárias de matriz clássica na poesia lírica portuguesa:

1. Conceito de poética e definição do discurso metapoético;

2. O género lírico: arte poética e doutrina literária; escrita e canto; celebração, imortalização e ornamento;

3. Poesia como síntese de engenho e arte;

4. Labor limae e a emenda ao texto;

5. Menções e alusões clássicas: a semântica do texto lírico.

Comentário a poemas de Sá de Miranda, Luís de Camões, Almeida Garrett e Antero de Quental.


Nota: Sessão orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).


A transmissão de autores gregos em Portugal no século XVI.

28 Fevereiro 2020, 12:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A transmissão de autores gregos em Portugal no século XVI.

Ecos da leitura de Luciano de Samósata no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente e na Comédia Aulegrafia de Jorge Ferreira de Vasconcelos. 

Nota: Aula da responsabilidade da Doutora Maria Luísa Resende (CEC).