Sumários
O mito de Orfeu e Eurídice.
13 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Aula leccionada por moodle:
A recepção do mito de Orfeu e Eurídice na literatura portuguesa (continuação):
- leitura e análise de poemas de Correia Garção (soneto atribuído por Teófilo Braga) e Bocage;
- da alegorização do mito à nomeação da revista Orpheu;
- leitura e análise de poemas de Ricardo Reis, Miguel Torga, Manuel António Pina, José Mário Silva, António Osório, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Ricardo Marques e Maria Teresa Horta.
Discussão dos fóruns sobre interpretação dos poemas e sobre a figura de Eurídice; leitura de bibliografia crítica disponível na sala de aula virtual.
Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).
Recepção de mitos clássicos nas literaturas modernas: o mito de Orfeu e Eurídice.
10 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Aula leccionada por moodle:
1. Introdução ao estudo da recepção de mitos clássicos nas literaturas modernas
- fontes clássicas na configuração de um enredo;
- representações descritivas do mito na literatura;
- elementos distintivos e simbólicos dos mitos;
- releituras alegóricas e alargamento de significados na recepção dos mitos.
2. O mito de Orfeu e Eurídice
2.1 A construção do enredo do mito a partir de textos clássicos:
- referências dispersas em Íbico, Simónides e Apolónio de Rodes;
- motivo e significado da catábase: as versões canónicas de Vigílio e de Ovídio;
2.1 A recepção do mito na literatura portuguesa:
- primeiras referências (Cancioneiro Geral);
- significado do mito de Orfeu na obra de Luís de Camões.
Nota: Orientação do Doutor Ricardo Nobre (CEC).
A expressão de ideias literárias de Platão, Horácio e Ovídio.
6 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A expressão de ideias literárias de Platão, Horácio e Ovídio em discursos críticos produzidos por poetas e romancistas portugueses:
1. Poesia: o valor didáctico (transmissão de conhecimento histórico e castigo do vício); a estética do deleite; o poder da imortalidade.
2. Poeta: criador, transmissor de divindade e imitador.
Comentário ao prólogo do Cancioneiro Geral e a excertos de Corte na Aldeia, da «Dissertação Terceira» de Correia Garção e do prefácio de Eça de Queirós a Azulejos.
Nota: Sessão orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).
A expressão das ideias literárias de matriz clássica na poesia lírica portuguesa
3 Março 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A expressão das ideias literárias de matriz clássica na poesia lírica portuguesa:
1. Conceito de poética e definição do discurso metapoético;
2. O género lírico: arte poética e doutrina literária; escrita e canto; celebração, imortalização e ornamento;
3. Poesia como síntese de engenho e arte;
4. Labor limae e a emenda ao texto;
5. Menções e alusões clássicas: a semântica do texto lírico.
Comentário a poemas de Sá de Miranda, Luís de Camões, Almeida Garrett e Antero de Quental.
Nota: Sessão orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).
A transmissão de autores gregos em Portugal no século XVI.
28 Fevereiro 2020, 12:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A transmissão de autores gregos em Portugal no século XVI.