Sumários
Temas e mitos clássicos na poesia do século XX
30 Novembro 2017, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Temas e mitos clássicos na poesia do século XX1. Horacianismo na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen: leitura de «À Maneira de Horácio» (1994) e «Ode à Maneira de Horácio» (1997) — a poesia convivial, celebração do canto e ‘makarismos’.2. Mito de Orfeu e Eurídice e de Eco e Narciso em Miguel Torga: leitura e análise de «Eurídice», e de «O Narciso» — significados dos mitos, o poeta à procura da poesia, o sujeito que se reflecte.3. Breve comentário a «Ruínas Romanas», de David Mourão-Ferreira — o passado clássico se faz o nosso presente.
Tradução de Clássicos
28 Novembro 2017, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Conclusão do estudo das traduções:
- leitura, análise e tradução literal de duas odes de Horácio (1.11 e 3.30);
- leitura comparada de traduções de Eugénio de Castro, David Mourão-Ferreira (para 1.11) e Vasco Graça Moura;
- como a tradução de um texto cria outro: questões formais, força estilística e sugestão metafórica.
Nota: A aula foi dada pelo Doutor Ricardo Nobre, pós.doc (FLUL / CEC)
Traduções de Clássicos
23 Novembro 2017, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Conclusão do Estudo de “A Perfeição”, de Eça de Queirós:
- dicotomia imortal-perfeito/mortal-imperfeito;
- o tédio do herói e relação com as obras Os Maias e A Cidade e as Serras;
- fórmulas homéricas.
Início do estudo das traduções:
- princípios de género;
- dificuldades de tradução e utilização de notas;
- tradução literal e tradução literária.
Nota: A aula foi dada pelo Doutor Ricardo Nobre (pós-doc FLUL / CEC).
Not Taught.
21 Novembro 2017, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A docente encontrava-se na situação de equiparação a bolseira.
Presenças clássicas em Eça de Queirós.
16 Novembro 2017, 10:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Presenças clássicas em Eça de Queirós: o caso de “A Perfeição”. Mutações do herói homérico: o tédio e a saudade de Ulisses; a humanização e o interior da personagem.