Sumários
Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses II
12 Fevereiro 2021, 14:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses (continuação): Correia Garção, «Dissertação Terceira» (teoria da imitação e o desafio da criatividade), Almeida Garrett, «[Prefácio] Na Primeira Edição» de Camões (a libertação das regras, «seitas e partidos» literários).
Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses.
8 Fevereiro 2021, 09:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Análise comparativa e comentário de traduções de Horácio (Carm. 1.11): Filinto Elísio, Eugénio de Castro, David Mourão-Ferreira e Vasco Graça Moura.
Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses: Garcia de Resende, Cancioneiro Geral, 1516 (dinâmicas memória/esquecimento, docere/delectare), Francisco rodrigues Lobo, Corte na Aldeia, 1619 (a vocação teológica do poeta).
Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).
Teorias da tradução no século XIX.
5 Fevereiro 2021, 14:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Organização do ensino das línguas clássicas no setembrismo (Passos Manuel) e reformas posteriores (Costa Cabral); a universidade e o ensino das línguas clássicas; o Curso Superior de Letras.
Teorias da tradução no século XIX: criação poética e imitação do estilo. O caso de Horácio (Carm. 1.11) imitado pela Marquesa de Alorna.
Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).
Divulgação e formas de acesso aos textos clássicos: o sistema de ensino do fim do Antigo Regime à Monarquia Constitucional
1 Fevereiro 2021, 09:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Divulgação e formas de acesso aos textos clássicos: o sistema de ensino do fim do Antigo Regime à Monarquia Constitucional:
- O Verdadeiro Método de Estudar, de Luís António Verney, e as Cartas sobre a Educação da Mocidade, de Ribeiro Sanches —modernização pedagógica e críticas ao ensino, dominado pelo clero (jesuítas);
- Expulsão e desmantelamento do sistema educativo dos Jesuítas; escolas de outras ordens religiosas;
- Reforma pombalina dos estudos menores e o lugar das línguas clássicas no currículo.
Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).
Imitatio e aemulatio. Transmissão dos clássicos no séc. XVI.
29 Janeiro 2021, 14:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
1. Introdução aos conceitos de imitatio e aemulatio e a sua importância na poética do séc. XVI.