Sumários

Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses II

12 Fevereiro 2021, 14:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses (continuação): Correia Garção, «Dissertação Terceira» (teoria da imitação e o desafio da criatividade), Almeida Garrett, «[Prefácio] Na Primeira Edição» de  Camões (a libertação das regras, «seitas e partidos» literários).


Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).


Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses.

8 Fevereiro 2021, 09:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Análise comparativa e comentário de traduções de Horácio (Carm. 1.11): Filinto Elísio, Eugénio de Castro, David Mourão-Ferreira e Vasco Graça Moura.

Fundamentos clássicos na teoria da poética e da literatura em discursos críticos portugueses: Garcia de Resende, Cancioneiro Geral, 1516 (dinâmicas memória/esquecimento, docere/delectare), Francisco rodrigues Lobo, Corte na Aldeia, 1619 (a vocação teológica do poeta).


Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).


Teorias da tradução no século XIX.

5 Fevereiro 2021, 14:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Organização do ensino das línguas clássicas no setembrismo (Passos Manuel) e reformas posteriores (Costa Cabral); a universidade e o ensino das línguas clássicas; o Curso Superior de Letras.

Teorias da tradução no século XIX: criação poética e imitação do estilo. O caso de Horácio (Carm. 1.11) imitado pela Marquesa de Alorna.


Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).


Divulgação e formas de acesso aos textos clássicos: o sistema de ensino do fim do Antigo Regime à Monarquia Constitucional

1 Fevereiro 2021, 09:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Divulgação e formas de acesso aos textos clássicos: o sistema de ensino do fim do Antigo Regime à Monarquia Constitucional:

- O Verdadeiro Método de Estudar, de Luís António Verney, e as Cartas sobre a Educação da Mocidade, de Ribeiro Sanches —modernização pedagógica e críticas ao ensino, dominado pelo clero (jesuítas);

- Expulsão e desmantelamento do sistema educativo dos Jesuítas; escolas de outras ordens religiosas;

- Reforma pombalina dos estudos menores e o lugar das línguas clássicas no currículo.


Nota: Aula orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).

 


Imitatio e aemulatio. Transmissão dos clássicos no séc. XVI.

29 Janeiro 2021, 14:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

1. Introdução aos conceitos de  imitatio e  aemulatio e a sua importância na poética do séc. XVI.

2. A transmissão dos autores clássicos em Portugal no séc. XVI:  - o mercado livreiro e a importação de livros; - a importância de colectâneas e compêndios de mitologia; - traduções.

Nota: Aula orientada pela Doutora Maria Luísa Resende (CEC).