Sumários

Movimentos pentescostais em África

27 Abril 2017, 16:00 Carlos Almeida

O apelo das igrejas pentescostais e neo-pentescostais. Males sociais e formas de cura: o sucesso social como programa de salvação. A perseguiçâo às formas ditas tradicionais de religiosidade africana.
Análise de um texto de Paulo Gifford, "Pentecostalism and Modernity" in Christianity, Development and Modernity in Africa, Hurst & Company, Londres, 2015, pp. 47-68.


Cultos de possessão

20 Abril 2017, 16:00 Carlos Almeida

Introdução à problemática dos cultos de possessão.
Análise de um texto de Lucy Huskinson e Bettina E. Schmidt, "Introduction", in Lucy Huskinson e Bettina E. Schmidt, in Spirit Possession and Trance. New Interdisciplinary Perspectives, Continuum Internatinal Publishing Group, 2010, pp. 1-15.


O candomblé jeje-nagô no eixo histórico-religioso atlântico

11 Abril 2017, 16:00 Carlos Almeida

Do calundu ao Candomblé da Barroquinha, o comércio de escravos, as irmandades e confrarias religiosas, os primeiros terreiros e a emergência das "nações" do candomblé. Orixás, iniciação, transe, música e dança como expressões identificadoras. Fenómenos contemporâneos de tensão e conflito com os movimentos neo-pentescostais.


Processos históricos da religião yorubá

6 Abril 2017, 16:00 Carlos Almeida

Da construção do sistema religioso yorubá às transformações neotradicionais. A historicidade da construção do mundo cultural yorubá. Expansão de Òyó, encontros religiosos, renascimento lagosiano, cultos de ancestrais. O carácter civil da religião yorubá e o sistema de Ifá.


o lugar dos antepassados nos sistemas cosmológicos africanos

4 Abril 2017, 16:00 Carlos Almeida

Debate sobre a Exposição Lisboa - cidade global, patente no Museu Nacional de Arte Antiga: a heterogeneidade da presença africana em Lisboa, quotidiano e formas de sociabilidade, apropriações culturais e diálogos religiosos nos espaços africanos de contacto com os europeus e seus reflexos na cultura material.

A centralidade do culto dos antepassados nas cosmologias africanas: características gerais. A homologia entre "antepassado" e "mais velho do grupo de parentesco" e as limitações operatórias de uma noção que uma visão do mundo que pensa a morte como uma continuação da vida num outro registo e dimensão. Formas rituais associadas.
Análise de um texto de Igor Kopytoff, "Ancestors as Elders in Africa", in Roy Richard Grinker e Christopher B. Steiner em Perspectives on Africa. a reader in Culture, History, and Representation, Blackwell Publishers, 1997, pp.412-421.