Sumários

a noção de kindoki e o seu impacto social no norte de Angola

30 Março 2017, 16:00 Carlos Almeida

O kindoki como instância de regulação social e o primado das visões etnocêntricas nos planos de ajuda ao desenvolvimento. A noção de "ser comido pelo espírito" e as narrativas ocidentais em torno da cena canibal. Debate sobre a actualidade e modernidade dos sistemas religiosos africanos a partir de experiências relatadas por alguns alunos relativas à Guiné-Bissau e Angola.
Análise em aula de um texto de João Milando, "Actores 'Invisíveis' do desenvolvimento em África: o kindoki na racionalização de comportamentos no meio rural de Cabinda (Angola)", in Cadernos de Estudos Africanos, nº 13/14, Julho/Dezembro de 2007, pp. 81-98.

Entrega da selecção de fontes para a elaboração dos trabalhos para avaliação.


Continuação da aula anterior

28 Março 2017, 16:00 Carlos Almeida

"Bruxaria" e controle social.
Análise do texto de M. F. C. Bourdillon, "Witchcraft and Society", in Jacob K. Olupona, African Spirituality. Forms, Meanings and Expressions, The Crossroad Publishing Company, 2011 (2000), pp. 176-197.


O conceito de bruxaria

23 Março 2017, 16:00 Carlos Almeida

Entre as concepções de doença e os mecanismos de cura; a noção de "bruxaria" no registo dos modelos cosmológicos africanos; crítica da noção no discurso europeu sobre a religiosidade dos outros.
Análise em aula de texto de Evans-Pritchard, "The notion of witchcraft explains unfortunate events", in Witchcraft, Science and Rationality. The Translation of Culture, Oxford, Clarendon Press, 1937, pp. 18-32, e da crítica de Grinker e Steiner em Perspectives on Africa. a reader in Culture, History, and Representation, Blackwell Publishers, 1997, pp. 294-297.

 


Balanço do Colóquio Internacional sobre os Marfins Africanos

21 Março 2017, 16:00 Carlos Almeida

Entrega dos relatórios e balanço sobre o Colóquio Internacional sobre os Marfins Africanos no Espaço Atlântico. Análise dos aspectos relacionados com o uso ritual dos objectos de marfim no contexto de algumas sociedades africanas.
O problema da aprendizagem e do ensino como dimensão fundamental do fenómeno religioso: o contributo da Antropologia.
Análise de um texto de David Berliner e Ramon Sarró, "On learning Religion: an Introduction", in David Berliner e Ramon Sarró (ed), Learning Religion. Anthropological Approaches, Berghahan Books, 2007, pp. 1-19.


Marfim Africano no Mundo Atlântico

16 Março 2017, 16:00 Carlos Almeida

Participação dos alunos no Colóquio Internacional Marfim Africano – Comércio e Objectos (sécs. XV-XVIII), organização conjunta do Centro de História da Universidade de Lisboa, do ARTIS-Instituto de História da Arte, do Laboratório HERCULES, LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação, da Universidade de Évora e da Universidade Federal de Minas Gerais, Lisboa, nos dias 15 e 16 de Março.