Sumários

A discussão antropológico-sociológica das religiões africanas (continuação)

21 Fevereiro 2019, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A discussão antropológico-sociológica da religião (continuação). O modelo proposto por Robin Horton para a definição das vertentes da actividade religiosa, tendo em conta as características das religiões africanas.


Aula de compensação: Aprendizagem e transmissão da religião; Dos modos de religiosidade à necessidade de uma perspectiva contextualizada

14 Fevereiro 2019, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Aula de compensação leccionada no dia 8 de março, às 16h (sala Lambrino Buescu)


Conclusão do comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró (2007).   A abordagem da antropologia cognitiva da religião e os seus limites: a necessidade de uma perspectiva contextualizada e histórica.


A discussão antropológico-sociológica da religião a partir dos clássicos da antropologia e sociologia

7 Fevereiro 2019, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Dinâmicas históricas inter-religiosas no contexto africano: o problema da "tradução". Religião e modelos identitários. A discussão antropológico-sociológica da religião a partir dos clássicos da antropologia e sociologia (ver os conteúdos na apresentação em powerpoint a  disponibilizar). 


Apresentação do docente. Métodos de ensino e avaliação. Comentário ao programa.

31 Janeiro 2019, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Apresentação do docente. 
Métodos de ensino e avaliação.   

A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos que pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise das fontes e dos autores em discussão.  A avaliação assenta numa componente principal: a elaboração de um trabalho de investigação de fontes ou de um ensaio bibliográfico crítico sobre um tema da especialidade. Na classificação final são devidamente ponderados o empenhamento e qualidade na apresentação e discussão de leituras seleccionadas no decorrer das sessões.   
Comentário ao programa e à planificação das aulas.