Sumários
Denominadores comuns nas “cosmologias” africanas? O peso dos cânones das religiões ocidentais no discurso antropológico sobre as religiões africanas.
28 Março 2019, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Denominadores comuns nas “cosmologias” africanas? O peso dos cânones das religiões ocidentais no discurso antropológico sobre as religiões africanas.
Análise crítica da abordagem da “espiritualidade africana” por Dominique Zahan (in Olupona, 2011) e da sua tentativa de definição dos aspectos mais frequentes nas religiões africanas. Criação do mundo e “Deus Supremo”. A dicotomia redutora: “deus superior”/"divindades secundárias”. Concepções da vida e da morte; comunicação com os antepassados. Locais e formas de culto. Tipos de rituais de iniciação. Os limites de uma abordagem ahistórica das religiões africanas.Conclusão da análise de uma fonte europeia para o estudo das religiões africanas
21 Março 2019, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
A experiência religiosa na antiga Serra Leoa em Valentim Fernandes (conclusão).
Quais as possibilidades da tradução inter-religiosa? O diálogo entre o informante de Valentim Fernandes, Álvaro Velho, e um ancião africano da antiga Serra Leoa tal como reconstituído pelo primeiro. As dificuldades de tradução perante categorias e modelos cognitivos diferentes (Bloch, 1998); representações de "Deus" e diferentes dimensões cosmológicas ("Deus que criou o céu e a terra" e "o pau/árvore mandado de cima"); a árvore/madeira como operador simbólico, simultaneamente veículo do poder sagrado ou "espiritual" e identificada com o mesmo poder. A reconstituição possível da paisagem ritual da Serra Leoa no início do século XVI a partir da descodificação das categorias europeias do discurso (ídolo, feiticeiro, ermida, igreja, etc.).
Metodologia de investigação de história das religiões africanas a partir de uma fonte europeia antiga
14 Março 2019, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Aula prática de pesquisa de história das religiões africanas a partir de uma fonte europeia antiga. Início da análise de excertos da Descrição de Valentim Fernandes (1507) sobre as religiões do Jolof e espaços mandé (equivalentes, parcialmente, aos actuais Senegal e Gâmbia), bem como da antiga Serra Leoa. Simplificação e/ou deformação das religiões africanas nas representações europeias: “feitiçaria”, “feitiço”, “ídolo-idolatria”. Outros estereótipos (actuais): "Animismo", "Feiticismo/Fetishismo", religião "maometana". (Horta, 1991).
Introdução à análise de uma fonte para a história das Religiões Africanas. Aprendizagem, conversão e transmissão da religião.
7 Março 2019, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Introdução à análise de uma fonte europeia do século XVI para a história das Religiões Africanas.
2. Introdução a um texto de Ramon Sarró e David Berliner: Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião e o conceito de conversão.
Aula de compensação — Início da discussão de dois conceitos clássicos: possessão e xamanismo
28 Fevereiro 2019, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1ª parte da aula de compensação (29/03/19)