Sumários

Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais

15 Março 2019, 10:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Marcos da aquisição da linguagem ao longo dos primeiros dois anos de vida.


Técnicas experimentais para estudar a linguagem:
1. Antes da fala - métodos (não) comportamentais: aparato e aplicações.
2. Depois da fala - recursos para elicitação de dados para estudar produção e compreensão de fala: exemplos e aplicações. 


A base sintática da caracterização de classes e subclasses de palavras. Subclasses de verbos. Esclarecimentos de dúvidas.

14 Março 2019, 16:00 Ernestina Carrilho

Continuação da aula anterior: critérios sintáticos de definição de classes e subclasses de palavras. Subclasses de verbos em função da presença/ausência de complementos e sua natureza categorial. 

Esclarecimento de dúvidas e correção de exercícios práticos realizados em casa pelos alunos.


A base sintática da caracterização de classes e subclasses de palavras. Subclasses de verbos. Esclarecimentos de dúvidas.

14 Março 2019, 14:00 Ernestina Carrilho

Continuação da aula anterior: critérios sintáticos de definição de classes e subclasses de palavras. Subclasses de verbos em função da presença/ausência de complementos e sua natureza categorial. 

Esclarecimento de dúvidas e correção de exercícios práticos realizados em casa pelos alunos.


Instrumentos de avaliação de perturbações da linguagem (adulto)

13 Março 2019, 10:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Definição e caracterização sumária das perturbações da linguagem.

O caso da gaguez:
- problemática envolvida na definição de gaguez;
- designações alternativas;
- caracterização;
- tipos de gaguez;
- grau de severidade da gaguez.

Instrumentos de aferição do grau de severidade da gaguez:
- questionários de auto e heteroavaliação: condições de aplicabilidade, prós e contras;
- como assegurar a fiabilidade e a validade destes instrumentos;
- hands-on: avaliação qualitativa de uma das componentes da gaguez (comportamentos secundários), a partir do visionamento de um excerto de um registo vídeo do discurso espontâneo de um indivíduo gago; cálculo da taxa de fiabilidade entre avaliadores; discussão acerca dos resultados obtidos e da natureza da avaliação efetuada.


Léxico e aspetos do conhecimento lexical (continuação da aula anterior).

12 Março 2019, 16:00 Ernestina Carrilho

Unidades lexicais e categorias sintáticas. Critérios de caracterização das classes de palavras.