Sumários
Realização do Exercício 4
22 Março 2021, 15:30 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Falta da docente, previamente comunicada aos alunos.
Os alunos realizaram o Exercício 4, deixado pela docente para resolver em horário de aula, e enviaram-no por e-mail.
Realização do Exercício 4
22 Março 2021, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Apresentações orais.
19 Março 2021, 14:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Apresentações orais de grupos de alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC.
Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais (cont.)
19 Março 2021, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Vantagens e desvantagens dos questionários parentais em relação ao recurso a técnicas experimentais para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem: complementaridade dos dois tipos de recursos.
Questionários parentais prospetivos e retrospetivos: características diferenciadoras. Exemplos práticos do MacArthur-Bates Communicative Development Inventory (CDI), adaptado para o Português Europeu na versão curta, e do
ProsoQuest, criado de raiz para o Português Europeu.
Dados normativos para a população portuguesa. O papel dos questionários parentais na identificação de marcadores precoces para perturbações da linguagem e/ou desenvolvimento.
Discussão sobre o grau de variabilidade envolvido no preenchimento dos questionários parentais decorrente, por exemplo, da variação diastrática ou diatópica.
Disponibilização do
Exercício 4 para trabalho de casa, cuja resolução será feita na próxima aula.
Variação e mudança linguística em diferentes componentes gramaticais (continuação).
18 Março 2021, 08:00 • Ernestina Carrilho
Continuação de aula anterior - variação e mudança linguística. Comentário de exemplos morfológicos e sintáticos do português. [Documentos de apoio à aula em https://sites.google.com/campus.ul.pt/recursosling/aulas e links aí indicados.]