Sumários
Eneida: Vergílio e a tradição épica 2
4 Novembro 2016, 12:00 • Nereida Villagra
Apresentações da Odisseia canto 11 e da Eneida canto 6. A catábasi de Eneias. Leitura de passagens e comentário. As armas de Eneias e a glorificação de Roma. Leitura de passagens e comentário.
Eneida
4 Novembro 2016, 10:00 • Rui Carlos Fonseca
A importância e o simbolismo do canto IV da Eneida:
a oposição de Juno, os amores de Dido e Eneias, a mensagem de Mercúrio a Eneias.
A representação de Roma e da história de Roma na Eneida.
A representação de Augusto e da política augustana na Eneida.
O retrato heróico de Eneias.
Apresentações orais sobre o canto IV da Eneida a cargo de Raquel Ferreira Morais (n.º 148482) e de Beatriz Jorge Martins Pereira Gil Pratas (n.º 148507).
Apresentação oral sobre o canto VI da Eneida a cargo de Francisco Proença Martins Saramago (n.º 148520).
Apresentação oral sobre o canto VIII da Eneida a cargo de Anita Calado Gouveia (n.º 148498).Bibliografia
Espírito Santo, Arnaldo M., «Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 87-121.
Pimentel, Maria Cristina de Castro-Maio Sousa, «Eneias ou o homem em busca de si mesmo», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 123-182.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: A Eneida», «Pietas» in Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana, 3.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, pp. 254-327, pp. 338-342.
Rodrigues, Manuel dos Santos, «O Episódio de Dido na Eneida – Análise Estrutural», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 1-19.
Eneida
4 Novembro 2016, 08:00 • Rui Carlos Fonseca
A importância e o simbolismo do canto IV da Eneida:
a oposição de Juno, os amores de Dido e Eneias, a mensagem de Mercúrio a Eneias.
A representação de Roma e da história de Roma na Eneida.
A representação de Augusto e da política augustana na Eneida.
O retrato heróico de Eneias.
Apresentações orais sobre o canto IV da Eneida a cargo de Raquel Ferreira Morais (n.º 148482) e de Beatriz Jorge Martins Pereira Gil Pratas (n.º 148507).
Apresentação oral sobre o canto VI da Eneida a cargo de Francisco Proença Martins Saramago (n.º 148520).
Apresentação oral sobre o canto VIII da Eneida a cargo de Anita Calado Gouveia (n.º 148498).Bibliografia
Espírito Santo, Arnaldo M., «Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 87-121.
Pimentel, Maria Cristina de Castro-Maio Sousa, «Eneias ou o homem em busca de si mesmo», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 123-182.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: A Eneida», «Pietas» in Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana, 3.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, pp. 254-327, pp. 338-342.
Rodrigues, Manuel dos Santos, «O Episódio de Dido na Eneida – Análise Estrutural», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 1-19.
Eneida: Vergílio e a tradição épica.
28 Outubro 2016, 16:00 • Nereida Villagra
Apresentações sobre os cantos 1, 2 da Eneida.
Eneida: Vergílio e a tradição épica.
28 Outubro 2016, 12:00 • Nereida Villagra
Apresentações sobre os cantos 1, 2 da Eneida.