Princípios, códigos e valores do herói homérico. Análise dos principais episódios dos cantos I-XVI da Ilíada
1 Outubro 2019, 14:00 • Abel Pena
Aquiles e Agamémnon.(I). Crises, Apolo e a epizootia. A invocação às Musas da memória (II, 482). Entre o arco e a lira. Apolo, as Musas e a cultura apolínea. Plano divino e plano humano. O banquete dos deuses. Referência temporal (II,134...). Comentários aos cantos I,III. A aristeia de Páris e Menelau.Canto VI. Episódio de Glauco e Diomedes. Códigos épico guerreiros. Shame culture . Episódio da despedida de Heitor e Andrómaca: epitáfios imaginários; códigos familiares, sociais e épico guerreiros. Os essomenoi. Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Breve noção etimológica de Moira ( meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino. A balança de Zeus. Solaridade dos heróis homéricos. Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos de Sarpédon. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do belo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política de alianças. Canto XVI: Patrocleia. A morte de Sarpédon. Rituais e cortejo fúnebre: Hermes psicopompo. Hypnos e thanatos.
Códigos guerreiros e épico-sociais: psógos, doxa, aidôs, epainos, arete (outros)
Cf. E.R. DODDS, Os gregos e o Irracional