Análise dos principais episódios dos cantos I-XVI da Ilíada

4 Outubro 2019, 14:00 Abel Pena

Análise dos principais episódios dos cantos I-XVI da Ilíada

 Aquiles e Agamémnon.(I). Crises, Apolo e a epizootia. A invocação às Musas da memória (II, 482). Entre o arco e a lira. Apolo, as Musas e a cultura apolínea. Plano divino e plano humano. O banquete dos deuses.  Referência temporal (II,134...). Comentários aos cantos I,III. A aristeia de Páris e Menelau. Canto IV: os médicos de guerra. Homero e a medicina ocidental.Canto VI. Episódio de Glauco e Diomedes. Códigos épico guerreiros. Noção de ‘shame culture’. Episódio da despedida de Heitor e Andrómaca: epitáfios imaginários, códigos familiares, sociais e épico guerreiros. As gerações futuras (essomenoi), a perpetuação do herói e a luta contra o esquecimento. Canto VII: Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Das sortes como herança à ideia de destino. A balança de Zeus. Solaridade dos heróis homéricos. Os feitos de Sarpédon. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do belo. Hera e a política de alianças. Canto XVI: Patrocleia. A morte de Sarpédon (imagens). A questão das armas e do corpo insepulto. Rituais e cortejo fúnebre: Hermes psicopompo, hypnos e thanatos.A morte como passagem

Códigos guerreiros,épico-sociais e familiares: psógos, doxa, aidôs, epainos, arete, kléos, oikos, ‘pathos’ philia… (outros)

Cf. E.R. DODDS, Os gregos e o Irracional