A unidade curricular de Repositórios Digitais tem o seu contexto nas alterações nas formas de armazenar, preservar, aceder e partilhar a informação resultante das atividades científicas, e que derivam da massificação da utilização das tecnologias digitais em instituições de ensino e investigação a nível mundial. Tal resultou no espoletar de uma revolução no volume, complexidade e importância dos dados na atividade científica. Os repositórios digitais, fenómeno e objeto, rapidamente ultrapassaram a sua atividade na sua área inicial, e expandiram a sua existência para os mais variados fins, públicos e objetos informacionais. Nesta lógica, torna-se necessário o desenvolvimento, operacionalização e disseminação de um corpo de conhecimento especializado que capacite para o planeamento, conceção, administração e gestão dos sistemas (e respetivos objetos) dedicados aos repositórios digitais, tendo em conta as necessidades e expectativas dos públicos, as intenções dos produtores e entidades, e das características dos objetos digitais. 

Nesse âmbito, a unidade curricular pretende dotar os futuros cientistas e profissionais da informação de competências que permitam: Identificar os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, produção e gestão de Repositórios; Inferir dos diferentes domínios de aplicação dos Repositórios Digitais, procedimentos para manutenção e tratamento da informação; Conhecer as soluções e mecanismos de software e hardware utilizados no desenvolvimento de repositórios digitais; Compreender as necessidades de Auditoria e Certificação decorrentes da especificidade tecnológica dos Repositórios Digitais.

Para esse efeito, os conteúdos abordados incluem as questões ligadas compreensão aprofundada das características do objeto de estudo, que se materializa nos repositórios digitais, dando ferramentas aos alunos para a análise a nível do ambiente envolvente, nos domínios de aplicação, e das questões sociais, económicas e técnicas. O foco orienta-se também para as características dos objetos digitais, a matéria destes repositórios, abordando os formatos e processos de produção, como a digitalização. As Arquiteturas e Modelos compõem o eixo teórico e conceptual, que permite aos alunos familiarizarem-se com a linguagem teórica e técnica do contexto em apreço. Apresenta também a ligação à organização da Informação Digital, com especial importância na descrição e meta-informação. Para estas implicam as questões dedicadas aos utilizadores, nomeadamente a interação, as tipologias de utilizador, a pesquisa e apresentação. As plataformas de desenvolvimento permitem aos alunos ficarem cientes do estado da arte a nível das opções tecnológicas disponíveis. São exemplo o DSpace, o Greenstone e o Fedora. O corolário consubstancia-se na importância que se deve dedicar no planeamento e implementação de um Repositório Digital, com alusão a vários estudos de caso, como são o RODA e o RCAAP, entre outros. A estas etapas sucedem as questões dedicadas à Gestão, preservação e Interoperabilidade em repositórios digitais, elementos que se prendem com os requisitos e instrumentos normativos e orientadores disponíveis no campo e que, por serem fundamentados empiricamente, apresentam aos alunos práticas eficientes e eficazes para a Auditoria e Certificação destes sistemas.

Dada a natureza técnica dos conteúdos, o curso prevê a apresentação dos conteúdos programáticos por meio de aulas expositivas, com amplo espaço para a participação e proatividade, por meio de perguntas e reflexões com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos tópicos fundamentais por parte de alunos de diferente formação. Para a avaliação, é fundamental o trabalho autónomo realizado fora das aulas: o estudo todos os conteúdos programáticos do curso com o apoio da bibliografia, produzindo trabalhos de investigação científica original, individuais e em grupo, tendo em vista a sua publicação em revistas científicas e/ou apresentação em encontros científicos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar a abordagem da repositórios digitais numa perspetiva de crescente complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes, para o desenvolvimento de conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação.