1. Designação da unidade curricular: Repositórios Digitais 1. Title of curricular unit: Digital Repositories 2. Sigla da área científica em que se insere: CDI 3. Duração: Semestral 4. ECTS: 6 5. Observações: Obrigatória 5. Observations: Compulsory 6. Docente responsável e respectiva carga lectiva na Unidade Curricular (preencher o nome completo): Luis Miguel Nunes Corujo 7. Outros docentes e respectivas cargas lectivas na unidade curricular: (não) 8. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 1. Identificar os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, produção e gestão de Repositórios 2. Inferir dos diferentes domínios de aplicação dos Repositórios Digitais, procedimentos para manutenção e tratamento da informação. 3. Dar a conhecer as soluções e mecanismos de software e hardware utilizados no desenvolvimento de repositórios digitais. 4. Compreender as necessidades de Auditoria e Certificação decorrentes da especificidade tecnológica dos Repositórios Digitais. 8. Learning outcomes of the curricular unit: 1. Identify the theoretical and methodological principles for the planning, production and management of repositories; 2. Infer the different fields of application of Digital Repositories, procedures for the maintenance and handling of information. 3. Know the solutions and hardware & software mechanisms used to develop digital repositories. 4. Understand the Audit and certification needs resulting from the technological specificity of Digital Repositories 9. Conteúdos programáticos: Caraterísticas dos repositórios digitais. - Domínios de aplicação. Questões sociais, económicas e técnicas. Objectos digitais. - Formatos - Digitalização. Arquitecturas e modelos Organização da Informação Digital - Descrição e meta-informação Interação com os utilizadores - Tipos de Utilizador - Interfaces - Pesquisa e Apresentação Plataformas de desenvolvimento - DSpace - Greenstone - Fedora Planeamento e implementação de um Repositório Digital - RODA - RCAAP Gestão, preservação e Interoperabilidade em repositórios digitais - Normas - Requisitos Auditoria e Certificação de Repositórios Digitais 9. Syllabus: Characteristics of digital repositories. - Fields of application. Social, economic and technical issues. Digital objects. - Formats - Digitalization. Architectures and models Digital Information Organization - Description and meta-information Interaction with users - User Types - Interfaces - Research and Presentation Development platforms - DSpace - Greenstone - Fedora Planning and implementation of a Digital Repository - RODA - RCAAP Management, preservation and Interoperability in digital repositories - Standards - Requirements Digital Repositories Audit and Certification 10. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. O primeiro objectivo é transversal a todos os conteúdos O Segundo objectivo está ligado aos conteúdos que abordam os Domínios de aplicação e a Organização da Informação Digital O terceiro objectivo refere-se aos conteúdos ligados às Arquitecturas e modelos, Plataformas de desenvolvimento, Planeamento e implementação de um Repositório Digital O quarto objectivo prende-se com os conteúdos ligados às Gestão, preservação e Interoperabilidade em repositórios digitais e Auditoria e Certificação. 10. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's learning objectives. The first objective is transversal to all content The second objective is linked to the content that address the areas of application and the Digital Information Organization The third objective relates to the content related to Architectures and models, development platforms, Planning and implementation of a Digital Repository The fourth objective is related to the contents connected to management, preservation and interoperability in digital repositories and audit and certification. 12. Metodologias de ensino (avaliação incluída): Tendo em conta a natureza técnica da cadeira, o curso prevê uma apresentação dos conteúdos programáticos em aulas expositivas; amplo espaço será dado a perguntas e reflexões com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos tópicos fundamentais por parte de alunos de diferente formação. Para a avaliação, é fundamental o trabalho autónomo realizado fora das aulas: os alunos deverão estudar todos os conteúdos programáticos do curso com o apoio da bibliografia. Critério de Avaliação: - Trabalho de grupo (4 elementos) (40%) - Trabalho individual a entregar em formato electrónico (.PDF). (40%) - Proactividade, participação, serendipidade na aula (20%). 11. Teaching methodologies (including evaluation): Considering the technical character of the course, the contents will be presented in expository lessons; relevance will be given to questions and reflections in order to allow students of different background to comprehend and learn the key topics. For the evaluation, autonomous work at home is fundamental: students should study the course topics with the support of bibliography. Assessment criteria: - Group work (4 elements) (40%). - Writing of an individual essay in digital format (.PDF) (40%). - Proactivity, participation, serendipity (20%). 12. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar a abordagem dos repositórios digitais numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias propostos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação. 12. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes. Teaching and learning methods aim the knowledge of the contents referred to in the syllabus, reaching the targeted goals and competencies. The diverse methods aim to approach digital repositories in their complexity, seeking to highlight different levels of analysis, fostering an integrated knowledge. The proposed strategies aim to develop students' knowledge, understanding and skills. 13. Bibliografia de consulta/existência obrigatória. Bähr, T., Gerdes, T., Harmsen, H., Keitel, C., Schmidt, C., Schoger, A., Schrimpf, S., Schumann, N., Schwab, F., Stürzlinger, M., & Wolf, S. (2019). Erläuterungen zum NESTOR-Siegel für vertrauenswürdige digitale Langzeitarchive v2.1. Kompetenznetzwerk Langzeitarchivierung undLangzeitverfügbarkeit Digitaler Ressourcen für Deutschland (NESTOR) nestor-ArbeitsgruppeZertifizierung. https://d-nb.info/1189191830/34 Berman, F., & Crosas, M. (2020). The Research Data Alliance: Benefits and Challenges of Building a Community Organization. Harvard Data Science Review, 2(1). https://doi.org/10.1162/99608f92.5e126552 Carvalho, M. (2016). Recursos educacionais abertos na UAb: A comunidade REA do Repositório Aberto. 7 Conferência Luso Brasileira Sobre Acesso Aberto. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5792 Carvalho, M., Cavique, L., & Nobre, A. (2016). Partilhar conhecimento em acesso aberto: A experiência do Campus Virtual da UAb. 7a Conferência Luso Brasileira Sobre Acesso Aberto. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5791 CCSDS. (2011). Audit and Certification of Trustworthy Digital Repositories. Consultative Committee for Space Data Systems. CCSDS. (2012). Reference Model for an Open Archival Information System (OAIS). Consultative Committee for Space Data Systems. https://public.ccsds.org/Pubs/650x0m2.pdf CCSDS. (2014). Requirements for Bodies Providing Audit and Certification of Candidate Trustworthy Digital Repositories—Magenta Book v.2. Consultative Committee for Space Data Systems. CCSDS. (2016). Producer-Archive Interface Specification (PAIS)—A Tutorial. Consultative Committee for Space Data Systems. CCSDS. (2018). Data Entity Dictionary Specification Language (DEDSL)—XML/XSD Syntax. Consultative Committee for Space Data Systems. CCSDS. (2020). Reference Model for an Open Archival Information System (OAIS) Draft. Consultative Committee for Space Data Systems. https://cwe.ccsds.org/moims/docs/MOIMS-DAI/Draft%20Documents/OAIS%20v3/650x0p21_final.doc?d=w4c3aae475b0f4ac5be15902f5c18ad0a CoreTrustSeal Standards and Certification Board. (2019). CoreTrustSeal Trustworthy Data Repositories Requirements 2020–2022. https://doi.org/10.5281/zenodo.3638211 Cornell University Library, Inter-University Consortium for Political and Social Research (ICPSR), & MIT Libraries. (2017). Attributes of a TDR. Em Digital preservation management: Implementing short-term strategies for long-term problems (digital preservation management workshops and tutorial). http://dpworkshop.org/dpm-eng/foundation/tdr/index.html Corujo, L. (2015). Repositórios digitais e confiança: Um exemplo de preservação digital: o RODA [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Univerdidade de Lisboa]. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/18109 Corujo, L., Revez, J., & Silva, C. G. da. (2020). Curadoria Digital e Custos – Exploração de abordagens e perceções. Digital Humanities Quarterly, 014(2). Data Seal of Approval Board. (2019). DSA guidellines 2014-2017 (L. D. Leeuw, H. L’Hours, & DANS-Data Archiving And Networked Services, Eds.) [Application/pdf,text/html,image/jpeg,sql,csv,py]. Data Archiving and Networked Services (DANS). https://doi.org/10.17026/DANS-28Z-NJXQ DIN. (2012). DIN 31644:2012-04 Information und Dokumentation—Kriterien für vertrauenswürdige digitale Langzeitarchive. Deutsches Institut für Normung. DINI, Working Group Electronic Publishing. (2020). DINI-Certificate Document and Publication Services 2019 (v.6.0). Deutsche Initiative für Netzwerkinformation (DINI). https://dini.de/dienste-projekte/dini-zertifikat/english/about-the-certificate/ Fernandes, D. V. (2017). Identificação e avaliação de comunidades em redes de coautorias. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/14631 Fonseca, M. do C. (2017). Corpus gramatical do Português como Língua Estrangeira (PLE): Para a história das ideias linguísticas de PLE. http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/21938 Giaretta, D. (2017, Junho 2). PTAB first in the world to be accredited for ISO 16363 audit and certification. PTAB - Primary Trustworthy Digital Repository Authorisation Body Ltd. http://www.iso16363.org/ptab-accredited-for-iso-16363-audit-and-certification/ McLellan, E., Meehleib, T., Peyrard, S., Sinclair, P., & Zierau, E. (2015). PREMIS data dictionary for preservation metadata v3. PREMIS Editorial Commitee: Library of Congress. ISO. (2012). ISO 16363:2012—Space Data and Information Transfer Systems: Audit and Certification of Trustworthy Digital. International Standard Organization. ISO. (2014). ISO 16919:2014—Space Data and Information Transfer Systems—Requirements for Bodies Providing Audit and Certification of Candidate Trustworthy Digital Repositories. International Standard Organization. ISO. (2015a). ISO 20104:2015 Space data and information transfer systems—Producer-Archive Interface Specification (PAIS). International Standard Organization. ISO. (2015b). ISO/IEC 17021-1:2015 Conformity assessment—Requirements for bodies providing audit and certification of management systems—Part 1: Requirements. International Standard Organization. Leeuw, L. D. (2019). Data Seal of Approval (DSA) [Application/pdf,text/html,image/jpeg,sql,csv,py]. Data Archiving and Networked Services (DANS). https://doi.org/10.17026/DANS-28Z-NJXQ L’Hours, H., Kleemola, M., & De Leeuw, L. (2019). CoreTrustSeal: From academic collaboration to sustainable services. IASSIST Quarterly, 43(1), 1–17. https://doi.org/10.29173/iq936 Lin, D., Crabtree, J., Dillo, I., Downs, R. R., Edmunds, R., Giaretta, D., De Giusti, M., L’Hours, H., Hugo, W., Jenkyns, R., Khodiyar, V., Martone, M. E., Mokrane, M., Navale, V., Petters, J., Sierman, B., Sokolova, D. V., Stockhause, M., & Westbrook, J. (2020). The TRUST Principles for digital repositories. Scientific Data, 7(1), 144. https://doi.org/10.1038/s41597-020-0486-7 Maemura, E., Moles, N., & Becker, C. (2017). Organizational assessment frameworks for digital preservation: A literature review and mapping. Journal of the Association for Information Science and Technology, 68(7), 1619–1637. https://doi.org/10.1002/asi.23807 METS. (2019). METS schema v1.12.1. METS schema. https://www.loc.gov/standards/mets/mets.xsd Mitcham, J., & Harman, C. (2011). ADS and the Data Seal of Approval: Case study for the DCC. Em DCC online. Digital Curation Centre. http://www.dcc.ac.uk/resources/case-studies/ads-dsa NDSA. (2020). NDSA Levels of Digital Preservation FAQ. National Digital Stewardship Alliance. NESTOR. (2020). NESTOR endorsement of TRUST Principles. NESTOR. https://www.langzeitarchivierung.de/Webs/nestor/SharedDocs/Downloads/EN/2020EndorsementOfTrustPrinciples.html?nn=182510 Nobre, A., & Carvalho, M. (2017). Garantir a qualidade dos recursos educacionais abertos: A prática da Universidade Aberta de Portugal. 8a Conferência Luso-Brasileira Sobre Acesso Aberto. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6671 PLATO. (2015). The Preservation Planning Tool Plato. TU Wien. http://www.ifs.tuwien.ac.at/dp/plato/ PREMIS Editorial Committee. (2017). PREMIS Data Dictionary for Preservation Metadata, Version 3.0 Errata [Webpage]. PREMIS Preservation Metadata Maintenance Activity. https://www.loc.gov/standards/premis/v3/premis-3-0-errata.html PTAB. (2017, Julho 7). Audit & Certification Process Overview. PTAB - Primary Trustworthy Digital Repository Authorisation Body Ltd. http://www.iso16363.org/iso-certification/overview/ Silva, C. G., & Corujo, L. (2019). Os repositórios digitais e o seu objeto: Perspetiva(s) dos estudos acerca de experiências portuguesas. Em C. G. Silva, Investigação em Ciência da Informação (pp. 161–193). Edições Colibri. Silva, C. G. da, & Corujo, L. (2018). Os repositórios digitais e o seu objeto: Perspetiva(s) dos estudos acerca de experiências portuguesas. Em M. L. Oliveira, C. Marcondes, & A. C. Rodrigues (Eds.), Produção, tratamento, disseminação e uso de recursos informacionais heterogêneos: Diálogos interdisciplinares—Estudos da Informação (N.o 5) (pp. 37–57). UFF – Universidade Federal Fluminense. Wilkinson, M. D., Dumontier, M., Aalbersberg, Ij. J., Appleton, G., Axton, M., Baak, A., Blomberg, N., Boiten, J.-W., da Silva Santos, L. B., Bourne, P. E., Bouwman, J., Brookes, A. J., Clark, T., Crosas, M., Dillo, I., Dumon, O., Edmunds, S., Evelo, C. T., Finkers, R., … Mons, B. (2016). The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, 3(1), 160018. https://doi.org/10.1038/sdata.2016.18