Sumários

Dos conceitos de religião aos modos de aprendizagem e transmissão.

21 Fevereiro 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Matrizes fundadoras da teorização antropológico-sociológica das religiões (conclusão): az proposta de Robin Horton: explicação/previsão/controlo — uma tríade de um modelo de "manipulação" dos seres sobre-humanos (explicação /previsão /controlo) — e comunhão. Na verdade, formas complementares de viver a religião.

2. Como se aprende e se transmite uma religião? Os diferentes entendimentos do que é ser religioso. A abordagem cognitiva: modelos doutrinário e "imagístico" de religiosidade e os respectivos meios de aprendizagem e transmissão. A centralidade dos processos sociais de aprendizagem e transmissão da religião. — Comentário ao Texto 1 — BERLINER, David and SARRO, Ramon, "On Learning Religion: an Introduction", […] (eds.), Learning Religion ... , pp. 1-19.


Ritual e experiência religiosa. Teorias antropológico-sociológicas da religião.

18 Fevereiro 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão do debate da aula anterior. O conceito de ritual e o seu papel fundamental na vida religiosa; nem todos os rituais são cerimónias. A insuficiência da formulação “sistema de crenças e práticas” e a preferível noção de experiência religiosa.

Consultar no E-Learning: O que é a religião? Ideias do debate na aula.

2. Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras e o seu impacto no estudo das religiões africanas; os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim.

Consultar apresentação em PowerPoint no E-Learning: "Discussão antropológico-sociológica do conceito de religião"


O que é a religião? Debate a partir das percepções correntes dos estudantes

14 Fevereiro 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

O que é a religião? O que pressupõe uma religião? O que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, natural/sobrenatural. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares-comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões — mas também o reconhecimento de algumas analogias — e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.


Importante: os textos em discussão nas aulas e o respectivo calendário de apresentação estão disponíveis na página de E-Learning da unidade curricular. A escolha dos textos a apresentar deve ser feita o quanto antes para o e-mail josehorta@campus.ul.pt


Apresentação. Visão geral do programa. Métodos de ensino e de avaliação.

11 Fevereiro 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Apresentação do docente e dos alunos que frequentam a unidade curricular (UC). Explicação dos objectivos da UC, métodos de trabalho e visão geral do programa. Métodos de ensino e de avaliação.

 

Os métodos de avaliação baseiam-se em três componentes e respectivas ponderações:

 

1. a elaboração de um trabalho final (de preferência em grupo) de iniciação à investigação de fontes históricas, entregue por escrito em data a marcar, por e-mail, em formato Word e Pdf, e apresentado oralmente numa sessão a agendar no calendário publicado no E-Learning, relativo aos pontos 2 ou 3 do programa — 40%. A avaliação do trabalho não será considerada sem a sua discussão oral;

 

2. a realização de um teste escrito presencial marcado para o dia 27 de Maio — dos três grupos de questões do teste, correspondentes às três grandes áreas temáticas do programa (pontos 2, 3 e 4) os alunos terão de responder obrigatoriamente a uma questão relativa ao Islão em África e a outra do grupo que NÃO coincidir com a área temática do programa em que realizaram o trabalho (Religiões africanas ou Cristianismo) — 40%

 

 

 3. a participação nas aulas — 20%. Esta avalia: — centralmente, a apresentação oral de um texto seleccionado no calendário do E-Learning (preferencialmente em grupo) e a síntese crítica escrita do mesmo (síntese no máximo de três páginas, de entrega obrigatória uma semana após a discussão final em aula ou em data acertada com o docente); caso haja textos disponíveis poderá ser apresentado um segundo texto. — a participação na discussão dos textos apresentados e do filme visionado na aula, bem como nos temas lançados para debate; a assiduidade é também um factor de ponderação negativa, caso não atinja o mínimo 75% de presenças. — a participação em conferências no horário da unidade curricular (UC) é estritamente obrigatória. — A participação em outras conferências, fora do horário da UC, organizadas no âmbito da UC, ou associadas, receberá uma bonificação na classificação: 0,5 valores na nota da participação por cada evento em que os alunos estiverem presentes.

 

Toda a informação útil relativa à unidade curricular ficará registada no calendário do E-Learning, em actualização permanente.

 

Horário de atendimento: terça-feiras e sexta-feiras com agendamento prévio. Local: Centro de História