Sumários

A construção de combinações livres de palavras

2 Outubro 2020, 09:30 Anabela Proença Gonçalves

1. A construção das combinações livres de palavras: seleção dos itens da numeração; a operação Merge (Compor) e as respetivas propriedades.

2. A noção de núcleo sintáticos: 2.1. Núcleos lexicais e núcleos funcionais: principais diferenças. Evidência empírica para a projeção de núcleos funcionais - os exemplos de T (ordem relativa entre verbo e advérbio em inglês, em função da subclasse do verbo) e de C (orações interrogativas Q- e movimento de V para C em português). 2.2. A projeção do núcleo em categorias de nível superior - a Teoria X-barra: argumentos teóricos (endocentricidade, uniformidade e ramificação binária) e empíricos  (inserção de complementos e especificadores).


Revisão de conceitos básicos sobre a construção de combinações livres de palavras:

25 Setembro 2020, 09:30 Anabela Proença Gonçalves

1. Combinações livres vs. combinações fixas. As combinações livres como objeto da análise sintática.2,. A centralidade do conceito de constituência. 2.1. Apresentação de alguns argumentos empíricos a favor de uma análise em constituintes - ambiguidade estrutural e processos de retoma anafórica. 2.2. Revisão breve dos testes de constituência. 2.3. Formas de representação da estrutura de constituintes - diagramas em árvore e parentetização; conceitos de nó e ramo. 2.5. Relações configuracionais: dominância e dominância imediata; precedência e precedência imediata; c-comando. 


(Aula lecionada através da plataforma Zoom)


A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa

18 Setembro 2020, 09:30 Anabela Proença Gonçalves

1. Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos e bibliografia; questões gerais de funcionamento e avaliação.2. A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa. 2.1. O programa inaugural da GG: a Linguística e as ciências da cognição - o papel central da mente humana no desenvolvimento linguístico. 2.2. Os marcos fundamentais da GG: da GG Transformacional ao Programa Minimalista - convergência e divergências entre modelos.

Programa:

Objetivos: A presente UC visa fornecer os fundamentos centrais no domínio da investigação atual em Sintaxe que permitam aos estudantes a compreensão da literatura da especialidade e o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa na resolução de questões suscitadas pelos dados. Conteúdos: Incidindo na interação entre teoria e análise dos dados, são apresentados os aspetos considerados centrais na teoria sintática referidos em (i), que são aplicados à análise dos fenómenos sintáticos mencionados em (ii).

(i) A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa. A construção da estrutura frásica: constituência; categorias lexicais e funcionais; relações entre categorias (seleção, dependência, c-comando); traços não interpretáveis e valoração; as operações Compor (Merge), Concordar (Agree) e Mover (Move), e condições sobre estas operações.

(ii) Construções de elevação e construções de controlo; frases passivas; construções-Q; concordância.

 

Avaliação:

A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula, incluindo atividades de resolução de problemas envolvendo a reflexão sobre dados empíricos, que implicam a mobilização de conceitos teóricos e técnicas de argumentação (10%); (ii) um trabalho de iniciação à investigação apresentado por escrito e oralmente (40%); (iii) um teste escrito final (50%).

Data das apresentações orais: 11 de dezembro

Data do teste: 18 de dezembro


Bibliografia básica:

 Adger, D. 2003. Core Syntax. A Minimalist Approach. Oxford: OUP.

Carnie, A. 2013. Syntax. A Generative Introduction. Malden: Wiley-Blackwell.

Mateus, M.H., A. Brito, I. Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário, e A. Villalva 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

Raposo, Eduardo, Mª Fernanda Nascimento, Mª Antónia Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes, eds. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Wetzels, W.L., J. Costa, e S. Menuzzi, eds. 2016. The Handbook of Portuguese Linguistics. Malden: Wiley-Blackwell. 

N.B.: No decorrer do semestre, será aconselhada bibliografia mais específica para os fenómenos em estudo.