3 Outubro 2022, 14:00
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Anabela Proença Gonçalves
1. Núcleos e constituintes sintagmáticos.
2. Categorias lexicais e categorias funcionais: propriedades distintas e papel na derivação da estrutura,
3. A Teoria X' - os três níveis de projeção.
4, Os níveis X' e XP como resultado da operação Merge.
5. A estrutura de Adjunção. Tipo específico de Merge ou operação autónoma?
6. Distinção entre Merge externo e Merge interno.
26 Setembro 2022, 14:00
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Anabela Proença Gonçalves
1. Correção do TC.
2. Construção de combinações livres de palavras. 3.1. A centralidade das noções de constituência e constituinte - argumentos empíricos a favor de uma análise em constituintes; breve abordagem aos testes de constituência; formas de representação da estrutura de constituintes: diagrama em árvore e parentetização; as noções de nós e ramos; relações entre nós - dominância e precedência; c-comando.
19 Setembro 2022, 14:00
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Anabela Proença Gonçalves
1. Breve viagem pelo quadro teórico generativista (continuação).
1.1. A década de 1970 e a Teoria Standard Alargada: a mudança de foco de sistemas de regras de línguas
particulares para sistemas de princípios universais; o alargamento a línguas diversificadas.1.2. A Teoria de Princípios e Parâmetros introduzida por Chosmky (1981).
1.2.1. As questões centrais do modelo.
1.2.2. As noções de princípio e e parâmetro: ilustração com o princípio do núcleo.
1.2.3. O papel dos parâmetros na variação linguística.
1.2.4. Forma da Gramática e níveis de representação.
1.3. O Programa Minimalista (a partir de Chomsky 1995).
1.3.1. Princípios de economia; last effort e last resource.
1.3.2. A GU subespecificada.
1.3.3. O papel dos núcleos funcionais na variação intra e interlinguística.
1.3.4. O terceiro fator da linguagem.
2. Revisão de conceitos centrais da sintaxe.
12 Setembro 2022, 14:00
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Anabela Proença Gonçalves
1. Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos, bibliografia de base e avaliação.
2. Os conceitos de língua e linguagem; língua-I e língua-E; sintaxe; gramática.
2. A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical no quadro da Gramática Generativa.
2.1. A linguística e o paradigma das ciências da cognição. O papel central da mete humana na aquisição de uma língua.
2.2. Breve viagem pelos estudos em sintaxe generativa _ os marcos mais importantes: a gramática transformacional, a teoria standard e a teoria standard alargada.
PROGRAMA:
Incidindo na interação entre teoria e análise dos dados, são apresentados os aspetos considerados centrais na teoria sintática referidos em (i), que são aplicados à análise dos fenómenos sintáticos mencionados em (ii).
(i) A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa. A construção da estrutura frásica: constituência; categorias lexicais e funcionais; relações entre categorias (seleção, dependência, c-comando); traços não interpretáveis e valoração; as operações Compor (Merge), Concordar (Agree) e Mover (Move), e condições sobre estas operações.
(ii) Controlo e Elevação; predicados complexos; frases passivas; construções-Q.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i)
desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula, incluindo atividades de
resolução de problemas envolvendo a reflexão sobre dados empíricos, que
implicam a mobilização de conceitos teóricos e técnicas de argumentação (10%);
(ii) dois exercícios de prática de análise sintática (40%); (iii) um teste
escrito final (50%).
N.B.: Se o estudante não entregar todos os elementos de avaliação previstos em (ii) e (iii), não será avaliado nesta unidade curricular.
Data do teste escrito: 12 de dezembro de 2022, 14h-17h