Sumários
Definir hipóteses de pesquisa comparatista
1 Março 2016, 10:00 • Ângela Fernandes
Consideração global do romance Mongólia, de Bernardo Carvalho (2003): identificação de diferentes linhas de leitura da obra, no sentido de definir (a título de exemplo) diversas hipóteses de pesquisa comparatista.
Comentário sobre a importância de construir elencos bibliográficos relevantes, e definição dos grupos que assistirão às duas sessões de formação na Biblioteca da FLUL.
Jornadas “Conhecer a FLUL”
25 Fevereiro 2016, 10:00 • Ângela Fernandes
Participação da turma nas Jornadas “Conhecer a FLUL”, promovidas pela Comissão de Avaliação Interna da Faculdade de Letras.
A investigação em Humanidades
23 Fevereiro 2016, 10:00 • Ângela Fernandes
As principais etapas da pesquisa científica no campo das Humanidades e os recursos para a elaboração de um trabalho de investigação: escolha do tema, recolha e organização da informação, critérios de referenciação bibliográfica e citação. Breve ponderação sobre o significado da investigação enquanto “experiência de trabalho metódico” (Umberto Eco, Como se faz uma tese em ciência humanas). Leitura e comentário das “boas práticas” de pesquisa elencadas na “b-on – Biblioteca do Conhecimento Online”.
Áreas de investigação em Estudos Comparatistas
18 Fevereiro 2016, 10:00 • Ângela Fernandes
Consideração da abrangência do campo dos Estudos Artísticos e dos Estudos de Cultura, e identificação da perspectiva epistemológica e metodológica que caracteriza os Estudos Comparatistas: a noção de comparação e a afirmação de um ponto de vista relacional.
Identificação das principais áreas de investigação no campo dos Estudos Comparatistas: os estudos interartes, as discussões sobre identidade, a reflexão a partir de conceitos complexos de espaço e de tempo, a análise das práticas culturais no universo social, o questionamento de fronteiras disciplinares e modelos de construção de saber.
Breve exercício conjunto de análise poética e ponderação meta-literária: leitura e comentário dos poemas “Estrelas”, de Carlos de Oliveira, e “Lista de objectos…”, de Alexandre O’Neill – a presença da reflexão sobre a arte na própria actividade artística; a importância da perspectiva na definição de problemas e na busca da sua resolução; a especificidade do olhar sobre o desconhecido plasmado em linguagem.
Apresentação e calendarização de actividades
16 Fevereiro 2016, 10:00 • Ângela Fernandes
Apresentação de objectivos, programa e metodologia da disciplina. Fornecimento do calendário pormenorizado das aulas e indicação dos momentos de avaliação. Os estudantes desenvolverão um trabalho individual de investigação, com acompanhamento tutorial, que resultará na elaboração de um ensaio escrito (4000 a 5000 palavras) a entregar no dia 2 de Junho. Todos entregarão um plano de trabalho no dia 17 de Março, e farão apresentações orais a partir do dia 28 de Abril, entregando então um resumo (800-1000 palavras) e a bibliografia do trabalho em curso.
Indicação da página “moodle” da disciplina (elearning.ul.pt), em que os alunos se devem registar, e da hora de atendimento: 3ª feira, 12h-13h, na sala de cultura espanhola.