Empatizar é um acto de felicidade inesperada que nos anima em direcção a outros

3 Novembro 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

NOVEMBRO                        3ª FEIRA                               9ª Aula

 

3

 

Aula ZOOM

 

Dedicámos a aula de hoje à apresentação de pequenos trabalhos dos alunos sobre novas emoções ainda não comentadas. Foi o caso da Empatia que foi abordada pelos alunos Ariana Galamba, Marta Sanches e Diogo Lourenço. A exposição revelou-se muito enriquecedora da parte dos três apresentadores que optaram por introduzir resultados de experiência própria, mas também fizeram referência à dimensão neurocientífica desta emoção a partir do conhecimento dos neurónios-espelho.

Para além das referências apontadas por Frazzetto, no capítulo em estudo sobre a especificidade dos neurónios-espelho, constatámos como a importância destes fenómenos empáticos que nos caracterizam no processo de evolução da espécie recebem actualmente o benefício da mobilização de partes do cérebro que interagem com o nosso corpo, também no espelhamento do nosso rosto. Esta descoberta e progressiva investigação em curso, veio complementar a nossa compreensão do que somos e do que ainda não sabemos que somos.

 

Leitura recomendada

FRAZZETTO, Giovanni, 2014. Como sentimos – O que a Neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções, Tradução de Pedro Carvalho, Lisboa: Bertrand Editora.

 

Link aconselhado:

https://maestrovirtuale.com/neuronios-espelho-a-construcao-e-o-entendimento-da-civilizacao/

 

A gravação premeditada de aulas retira às mesmas a espontaneidade de participação.