gestão de horários, espaços, opções e matéria de reflexão em tempo pandémico

3 Dezembro 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

DEZEMBRO                        5ª FEIRA                               17Aula

 

3

Entrega do primeiro teste de avaliação de conhecimentos que os alunos puderam fotografar. O comentário geral a este elemento de avaliação será feito na próxima aula, porque na impossibilidade de gerir entrega presencial de testes de três cadeiras numa só aula e desfasada esta de horário de duas dessas cadeiras não permitiu melhor desdobramento.

Assim, optei pelo visionamento do filme Os Escultores dos Espíritos de Luís Correia e Noémie Mandelle, que ilumina do ponto de vista da existência uma sociedade com práticas ritualísticas ancestrais e ainda hoje incorporadas no viver quotidiano do povo Bijagó.

Este filme será comentado na próxima aula. A ele se juntarão o conjunto de ensaios de Byung-Chul Han, agrupados em Do desaparecimento dos Rituais e algumas passagens do livro de António Damásio A Estranha Ordem das Coisas – A vida, os sentimentos e as culturas humanas.

Na parte final da aula recebemos a actriz e aluna de Mestrado da FLUL, Carolina Campanela que veio dialogar connosco sobre a peça de Gertrude Stein, O mundo é redondo vista por alguns alunos em Outubro.

 

Desistimos de ir assistir ao espectáculo A Ratoeira, baseado em obra de Agatha Christie. Os elevados preços dos bilhetes e o constante cancelamento de sessões ditaram a nossa decisão.

 

No dia 17 de Dezembro iremos assistir ao espectáculo Só eu escapei de Caryll Churchill, com encenação de João Lourenço, no Teatro Aberto.

 

Filme visionado:

Os Escultores dos Espíritos, realização de Luis Correia e Noemie Mandelle, LX-Filmes, legendas em português, 54’. 2014.

 

Leituras recomendadas

HAN, Byung-Chul, 2020. Do desaparecimento dos Rituais – Uma Topologia do Presente, Lisboa: Relógio D’Água.

DAMÁSIO, António 2017. A Estranha Ordem das Coisas – A vida, os sentimentos e as culturas humanas, Lisboa: Temas e Debates | Círculo de Leitores.