Imaginação e movimento. De como desfazermo-nos da "carapaça" muscular (conceito grotowskiano)

15 Maio 2018, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MAIO                                    3ª FEIRA                               21ª Aula

 

15

 

O modelo de trabalho apresentado como guião vigorará dinamicamente ao longo das três sessões de natureza prática com enquadramento explicativo inicial. Assinala-se assim a sua prevalência como conjunto. 

 

Nuno Salema

Teatro e Psicologia III

 

Guião da Estrutura das sessões - A Psicologia e o Teatro

com Nuno Salema, Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta Corporal, docente e pesquisador no ISPA na área do Teatro e Movimento Expressivo.

• Origem, Fundamentos e Correlações

• O Sonho-Mito e o Inconsciente Pessoal e Colectivo

• A Unidade Psicofísica

• Os Princípios da Comunicação Humana

• Presença, Relação e Encontro – Pressupostos do Agir, do Pensar e do Sentir

• Improvisação teatral – Criatividade, Espontaneidade e Expressividade do Impulso

• O Teatro enquanto Veículo de Auto-Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal

• A Criação Artística no Paradigma Emergente da Ciência

 

Nota: 3 sessões de 2h de duração de cariz fundamentalmente prático e experiencial. Trazer

roupa confortável, que possibilite liberdade de movimentos e meias que permitam trabalhar

sem calçado.

 

Terminámos hoje a participação do Prof. Nuno Salema no nosso programa.

Para os alunos que estiveram presentes nas três sessões e que tiveram oportunidade de se confrontarem em termos físicos e anímicos com o cruzamento entre Teatro e Psicologia, esta experiência poderá ter tido alguma utilidade, sempre sabendo nós que é mais tarde que os efeitos da mesma se poderão manifestar.

Tendo eu participado em alguns dos exercícios, embora estivesse prioritariamente na qualidade de observadora, apercebi-me de que durante as três sessões vocês tinham adquirido uma progressiva confiança e de que essa confiança agia sobre cada um em particular e na relação com os outros.

Isso ficou a dever-se a cada um de vocês mas também à qualidade do trabalho e da sensibilidade do Prof. Nuno Salema.

Julgo termos alcançado um bom momento com esta opção de apoio ao nosso crescimento interior e ao relacionamento com os outros. Espero mesmo que quando vierem os justos lamentos de que os nossos cursos se apoiam prioritariamente no exercício crítico da teoria, o que também é importante e verdadeiro, eles permitem que ensaiemos outras formas de cruzamento artístico e científico tão válidas para actores como para estudiosos das artes performativas que não têm de se expor em cena.

 

Ouvimos falar de grandes pensadores e artistas que ajudaram a mudar o teatro do século XX: Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Mikhail Chekhov, Peter Brook. De todos eles só Brook está ainda vivo. A sua experiência e sabedoria interessam a António Damásio. São amigos.