Imaginação e movimento. De como desfazermo-nos da "carapaça" muscular (conceito grotowskiano)
15 Maio 2018, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
MAIO 3ª FEIRA 21ª Aula
15
O modelo de trabalho apresentado como guião vigorará dinamicamente ao longo das três sessões de natureza prática com enquadramento explicativo inicial. Assinala-se assim a sua prevalência como conjunto.
Nuno Salema
Teatro e Psicologia III
Guião da Estrutura das sessões - A Psicologia e o Teatro
com Nuno Salema, Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta Corporal, docente e pesquisador no ISPA na área do Teatro e Movimento Expressivo.
• Origem, Fundamentos e Correlações
• O Sonho-Mito e o Inconsciente Pessoal e Colectivo
• A Unidade Psicofísica
• Os Princípios da Comunicação Humana
• Presença, Relação e Encontro – Pressupostos do Agir, do Pensar e do Sentir
• Improvisação teatral – Criatividade, Espontaneidade e Expressividade do Impulso
• O Teatro enquanto Veículo de Auto-Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal
• A Criação Artística no Paradigma Emergente da Ciência
Nota: 3 sessões de 2h de duração de cariz fundamentalmente prático e experiencial. Trazer
roupa confortável, que possibilite liberdade de movimentos e meias que permitam trabalhar
sem calçado.
Terminámos hoje a participação do Prof. Nuno Salema no nosso programa.
Para os alunos que estiveram presentes nas três sessões e que tiveram oportunidade de se confrontarem em termos físicos e anímicos com o cruzamento entre Teatro e Psicologia, esta experiência poderá ter tido alguma utilidade, sempre sabendo nós que é mais tarde que os efeitos da mesma se poderão manifestar.
Tendo eu participado em alguns dos exercícios, embora estivesse prioritariamente na qualidade de observadora, apercebi-me de que durante as três sessões vocês tinham adquirido uma progressiva confiança e de que essa confiança agia sobre cada um em particular e na relação com os outros.
Isso ficou a dever-se a cada um de vocês mas também à qualidade do trabalho e da sensibilidade do Prof. Nuno Salema.
Julgo termos alcançado um bom momento com esta opção de apoio ao nosso crescimento interior e ao relacionamento com os outros. Espero mesmo que quando vierem os justos lamentos de que os nossos cursos se apoiam prioritariamente no exercício crítico da teoria, o que também é importante e verdadeiro, eles permitem que ensaiemos outras formas de cruzamento artístico e científico tão válidas para actores como para estudiosos das artes performativas que não têm de se expor em cena.
Ouvimos falar de grandes pensadores e artistas que ajudaram a mudar o teatro do século XX: Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Mikhail Chekhov, Peter Brook. De todos eles só Brook está ainda vivo. A sua experiência e sabedoria interessam a António Damásio. São amigos.